Capacitação, que também conta com realização do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, visa preparar servidores da área para atuar em desastres socioambientais
Por Roberto Ribeiro 24-07-2025 | 15:56:44
A Prefeitura, via Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta quinta-feira (24) ao curso de atualização e capacitação denominado “Atenção Psicossocial em desastres socioambientais: o cuidado centrado nas pessoas pelos caminhos das águas”. Serão cinco encontros semanais em dois turnos até o dia 21 de agosto, no auditório da Escola Senac. O público-alvo é formado por trabalhadores da Saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. A realização é da Fiocruz, Ministério da Saúde e Fórum Gaúcho de Saúde Mental.
O curso visa preparar os trabalhadores no enfrentamento de novas situações de eventos traumáticos que possam vir a ocorrer, como a crise climática de maio do ano passado. Em Pelotas, os ministrantes selecionados pela Fiocruz, identificados como facilitadores, são as enfermeiras Isadora Oliveira Neutzling, Thanise Silva Iéque e o presidente da Associação dos Usuários de Saúde Mental de Pelotas, Claudionei Fernando Oliveira Ferreira.
Serão abordados temas como Mudanças climáticas e Justiça Ambiental, Informação e comunicação em Saúde, Cuidado longitudinal em saúde mental, Perdas e lutos, Abrigos, Populações vulnerabilizadas e especificidades, Atenção à crise e medicalização, Racismo ambiental, Impacto nos diferentes territórios (zona rural, comunidades indígenas e quilombolas), Cuidado de si, cuidado do outro e Estratégias individuais e coletivas de cuidado.
O curso integra o “Plano de intervenção nos casos de eventos climáticos extremos”, da Fiocruz, que irá ocorrer em parceria com municípios em todo o Brasil. Em Pelotas também participam trabalhadores da saúde de Pedro Osório e Cerrito.