Imunizantes protegem contra zoonoses como leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose e parainfluenza
Por Carol Quincozes 24-05-2024 | 20:05:50
Na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Pelotas iniciou a vacinação dos cães acolhidos na Associação Rural de Pelotas (ARP). Os dois mil imunizantes, provenientes de doações da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e da distribuidora Diamaju Agrícola (Anta Gorda/RS), combatem a raiva e mais quatro cepas de leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose e parainfluenza.
Atualmente, o local é abrigo de mais de 300 cachorros abandonados ou oriundos de áreas de risco de alagamento no município. Conforme o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, a imunização em massa minimiza a transmissão de doenças, principalmente em aglomerações, como é o caso da Associação. “É importante frisar que, antes da vacinação, os animais passam por uma triagem que visa o controle sanitário básico, através do monitoramento de possíveis ecto e endoparasitas”, destacou.
O mutirão de vacinação contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), SQA e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de veterinários voluntários.
Principal abrigo para animais no município, a ARP conta atualmente com cerca de 30 voluntários trabalhando diariamente - chegou a ter 120. Diante dessa queda, a Prefeitura busca voluntários para auxiliar na limpeza, construção e manutenção de baias, cuidado com a alimentação, água e passeio dos animais.
Para se tornar voluntário é preciso se cadastrar pelo e-mail cadastrovoluntariosqa@gmail.com e informar nome, contato (telefone/whatsapp) e disponibilidade de horário. Também é possível ir diretamente ao local ou entrar em contato pelo WhatsApp, pelo link chat.whatsapp.com/IJyB2n3DHGXFDQZOXLSW2p.