Por Divulgação 03-04-2008 | 00:00:00
A Prefeitura de Pelotas, por meio do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas(Sanep), assina contrato com a empresa de limpeza urbana PRT, para a execução de um novo e moderno sistema de coleta do lixo doméstico. A assinatura acontece nesta sexta-feira, às 9h, na sede do Sanep, localizada na rua Félix da Cunha, no auditório do Conservatório de Música.
Com a implantação no Município desta nova modalidade de recolhimento de lixo doméstico este setor passa a se igualar ao modelo europeu. A empresa PRT já realiza o recolhimento do lixo na cidade e foi vencedora da licitação feita pelo Sanep para execução deste inovador serviço. Além disso, haverá a renovação dos onze caminhões da frota utilizada pela empresa, melhorando o serviço de coleta urbana.
Quatrocentos contêineres de 1,5 metros cúbicos, metálicos, com tampa e resistentes ao fogo e aos efeitos de deterioração causados pela chuva, serão instalados na cidade, mais da metade em comunidades com grande concentração residencial, como Gotuzo e Pestano, e o restante no perímetro central.
Os novos contêineres possuem um sistema automatizado de abertura e fechamento da tampa, por meio de um pedal, evitando o contato das mãos com o recipiente coletor. Os coletores, por serem fechados automaticamente, evitarão o mau cheiro, a ação de cães e que o lixo se espalhe durante as chuvas, entupindo bueiros e galerias, evitando assim alagamentos.
Os recipientes serão colocados 60m ou do outro e para o uso exclusivo de domicílios, evitando que os usuários se desloquem por grandes distâncias. Dois caminhões serão responsáveis por estes coletores. Um fará o recolhimento do resíduo, e o outro, um caminhão totalmente hermético, no próprio local, suspende o coletor conduzindo-o para seu interior, onde, em menos de um minuto, é feita a total higienização, evitando que água e mau cheiro se espalhem pelo local.
O Sanep vai realizar um trabalho de conscientização e divulgação do novo serviço. O objetivo principal é evitar lixo espalhado pelas ruas. Também tem a finalidade de impedir que a população coloque os resíduos em locais inadequados, como: pendurados em árvores e no meio-fio. Segundo informa o Sanep sendo aprovada pela comunidade, a nova técnica deve ser expandida, atingindo todo o Município.
.