Por Divulgação 22-05-2012 | 00:00:00
A Prefeitura de Pelotas lançou, na manhã desta terça-feira (22), no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), a campanha educativa “Sorrindo no ônibus”, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha visa à educação preventiva da população na área de saúde bucal, por meio de adesivos informativos que estão sendo afixados nos veículos do transporte coletivo municipal – hoje pela manhã, vários já estavam circulando pelas ruas da cidade. Ao todo, 768 adesivos em impressão digital, que procuram incentivar boas práticas de saúde bucal, serão distribuídos em 181 ônibus de Pelotas, sendo quatro adesivos diferentes por veículo – eles são colocados no interior, na parte superior das janelas. A SMS espera atingir, diariamente, em torno de 100 mil usuários do transporte coletivo. A solenidade contou com a presença do prefeito Adolfo Antonio Fetter, do vice-prefeito Fabrício Tavares, da secretária de Saúde, Arita Bergmann, do secretário de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT), Flávio Gastaud, de funcionários da área de saúde bucal, superintendentes, Conselho Municipal de Saúde (CMS) e representantes das empresas de ônibus parceiras na campanha. O vice-prefeito elogiou “a iniciativa brilhante e de grande criatividade” da Secretaria de Saúde e agradeceu a todos aqueles que viabilizaram a realização desta campanha, especialmente à equipe do Serviço de Saúde Bucal - liderada por Leandro Leitzke Thurow e Mariane Baltassare Laroque e que contou também com a participação de Jean Wegner Machado, Eduardo Dieckie Castilhos e Tania Izabel Bighetti, professora da Faculdade de Odontologia da UFPel -, e às empresas de ônibus, que aceitaram veicular os adesivos educativos – estão engajadas na campanha as empresas Santa Maria, São Jorge, Santa Rosa, Conquistadora, Laranjal, Transpessoal e Turf. Fabrício recorda que, além de trazer benefícios à saúde da população, esta campanha preventiva também tende a diminuir os gastos com os tratamentos para a cura de doenças consequentes a problemas bucais. “A Secretaria de Saúde tem enfrentado de forma corajosa todos os desafios que surgem. A Prefeitura tem investido em saúde mais do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e vamos continuar buscando investimentos para melhorar ainda mais a saúde pelotense, a exemplo das sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que já tem recursos assegurados para sua implantação”, comentou o vice-prefeito. A secretária Arita Bergmann agradeceu a excelente receptividade por parte das empresas de ônibus e a participação decisiva da SSTT, que autorizou a colocação dos adesivos. Também recordou que o governo municipal tem conseguido grandes conquistas na saúde pública e priorizado a saúde bucal. “Pelotas atende nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), contamos com um dentista para cada quatro mil habitantes”, disse. A secretária lembra que Pelotas conta, na atualidade, com mais de 70 cirurgiões-dentistas na rede de atenção básica de saúde, foram adquiridos mais oito novos equipamentos para tratamentos dentários nas UBSs e está em andamento processo seletivo para a contratação de auxiliares de saúde bucal que atuarão em conjunto com as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo que no ano passado começaram a atuar as primeiras sete equipes de saúde bucal no Município. Além disso, em breve Pelotas contará com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funcionará em parceria com a UFPel. “A rede de saúde bucal está constituída, mas nós queríamos ir além e para isso precisávamos de iniciativas inovadoras, como esta campanha de prevenção”, destaca a secretária. Supervisor de Saúde Bucal do Município e um dos idealizadores da campanha, Leandro Leitzke Thurow agradeceu o empenho dos profissionais que atuam na área e que trabalharam por meses na elaboração do projeto, destacando a participação da professora Tânia Bighetti. “Trata-se de um momento ocioso em que as pessoas estão ali, paradas, durante seu trajeto, no ônibus, e certamente vão acabar por ler e reler as informações, repetidamente”, pondera Thurow, justificando a validade da campanha. Considerando a boa qualidade do material de impressão, ele estima que os adesivos durem em torno de seis meses. “Começamos pela saúde bucal, mas nada impede que logo se dê continuidade a outras campanhas educativas, que sigam o mesmo modelo”, aponta. Representaram as empresas de transporte coletivo, na solenidade: Sérgio Silveira (Santa Maria); Gustavo da Rosa Lopes (Santa Rosa); Jorge Lopes (São Jorge); Orgel Stigger (Conquistadora e Laranjal); Elton Mallie (Santa Silvana e Transpessoal).