Nesta quarta-feira, Diretoria da Vigilância em Saúde da SMS acompanha funcionamento de câmaras frias em algumas UBSs
Por Tânia Magalhães 07-05-2025 | 11:53:19
A maior parte das 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas conta com câmaras frias para armazenamento de vacinas ou geladeiras. Somente neste ano, 21 câmaras, com capacidade para 120 litros, foram adquiridos pelo Município, com a liberação de recursos pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quarta-feira (7), a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, esteve em algumas Unidades, acompanhando o início do funcionamento dos equipamentos, já com vistas à organização da programação do Dia D de Vacinação contra Influenza, no sábado (10).
“A câmara fria na UBS garante a manutenção de vacinas, agiliza os serviços e permite a pronta aplicação da dose em usuários dentro de suas próprias regiões, evitando que recorram a outros locaIs para ter acesso ao imunizante”, enfatiza a diretora Vera, em visita às Unidades Simões Lopes e Cohab Fragata, entre outras.
As UBSs contempladas com as novas câmaras frias passaram por adequações da rede elétrica e da climatização nas suas salas de vacinas para receber os equipamentos.