Média hoje para atendimento em casos de pré-natal de alto risco é de apenas nove dias. Em fevereiro, passava de 120
Por Roberto Ribeiro 13-09-2025 | 07:53:21
Em nove meses de gestão, a Prefeitura celebra avanços na área da Saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em menos de um ano o município, além de reduzir o tempo de espera para atendimento em casos como pré-natal de alto risco e cardiologia cirúrgica, ampliou a oferta de procedimentos e consultas especializadas via Sistema Único de Saúde.
De acordo com o prefeito Fernando Marroni, os dados alcançados em nove meses não são obra do acaso - mas da capacidade de trabalho e da política de gestão. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas constatar que estamos no caminho certo nos enche de energia para prosseguir e manter viva a esperança da construção do SUS com alta qualidade.”
O prefeito destaca especialmente a queda no tempo de espera dos usuários do SUS no município em casos de pré-natal de alto risco e de cirurgias cardíacas. Quanto à primeira, em fevereiro, as pacientes do Sistema Único de Saúde em Pelotas precisavam aguardar mais de 120 dias para ser atendidas. Em maio, a SMS zerou a fila. Atualmente, a média é de nove dias. Em relação às cirurgias cardíacas, o tempo médio em 2024 era de 39,75 dias. Em setembro deste ano a espera caiu quase cinco vezes - para oito dias, uma diminuição de 80%.
O aumento na oferta de procedimentos e consultas especializadas também é digno de nota. Somente nos primeiros dez dias deste mês foram ofertadas 54 vagas a pacientes cujos diagnósticos indicavam necessidade de se submeterem à litotripsia (procedimento médico usado para fragmentar pedras nos rins ou ureteres, permitindo que sejam eliminadas pela urina). Ano passado, nos 30 dias deste mês, tinham sido apenas 14 - quatro vezes mais. A SMS, desde janeiro, também contratualizou mais dois mil exames para pacientes hospitalares, implantou 240 consultas mensais adicionais na área da cardiologia, permitindo a ampliação do acompanhamento e da prevenção cardiovascular, triplicou a oferta de cirurgia vascular em relação a todo o ano passado e obteve o mesmo desempenho, na comparação entre janeiro e setembro de 2024, em casos de ortopedia eletiva.
Exames de tomografia em 2025 também apresentam números expressivos em relação ao ano anterior. Se em 2024 o Hospital Escola (HE) contratualizava uma média de 420 procedimentos deste tipo ao mês, hoje chega a 800, quase o dobro do volume total. “Nossa projeção, até o fim deste ano, é alcançar mil tomografias ao mês”, afirma a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória.
Instituído no município neste ano pela atual gestão, o Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae), do Ministério da Saúde, oferece na rede pública 50 consultas e exames mensais em oftalmologia e 30 em otorrinolaringologia. Também lançado em 2025, o programa Ser Mulher já contratou em Pelotas 645 exames e procedimentos em saúde da mulher e 700 consultas mensais em ginecologia e
Mastologia para usuárias do SUS. Graças ao programa, está praticamente zerada no município a fila de colposcopias, com a contratação de 65 exames adicionais por mês - exame ginecológico que, com ajuda de aparelho, examina em detalhes colo do útero, vagina e vulva, permitindo identificar lesões ou alterações invisíveis a olho nu.
Parceria da SMS com o HE realizou seis mutirões nos primeiros nove meses deste ano, totalizando 1.461 exames. Além disso, houve frentes de trabalho integradas também para a realização de conização (retirada de lesões do colo do útero para que não se tornem câncer). A iniciativa permitiu com que fosse zerada a fila reprimida para esse tipo de procedimento, para o qual havia pacientes aguardando há mais de dois anos. Também houve mutirão de laqueadura, para o qual num único dia foram operadas até dez pacientes.
● Mamografia - 360
● Tomografia (todas as variações) - 488
● Abdômen - 43
● Obstétrico - 20
● Mama - 10
● Bolsa escrotal - 10
● Próstata via Abdômen - 10
● Transvaginal - 32
● Ecocardiograma/Eco - 140
● Eco Mamária Bilateral - 120
● Colonoscopia - 24
● Espirometria - 72
● Endoscopia - 12