ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Processo eleitoral é discutido com os Conselho Escolares

Por Divulgação 07-09-2002 | 00:00:00

    Os representantes dos Conselhos Escolares estiveram reunidos ontem(06) pela manhã no anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense, em mais uma etapa do processo de discussão para a eleição do corpo diretivo das escolas.
  O encontro teve por finalidade, a apresentação da dinâmica das reuniões por segmento e do Fórum de Delegados, afirmou o secretário municipal de Educação, Mauro Del Pino. Para subsidiar a discussão por segmento foi distribuído o 2º Informativo, divulgando as propostas surgidas para os sete pontos de discussão debatidos em 11 fóruns.
  As reuniões por segmentos serão realizadas de 09 a 14 deste mês, constituindo assim o 3º momento do processo de discussão para a eleição do corpo diretivo das escolas. Esta etapa é o momento de decisão das comunidades escolares, em que os quatros segmentos de cada escola – estudantes , pais e mães, funcionários e professores – em reunião própria, debaterão as propostas existentes e se posicionarão através do voto secreto, sobre a natureza do voto, quem vota no segmento dos pais, quem vota no segmento dos alunos de acordo com a idade, número máximo de mandatos para a reeleição, tempo de duração de cada mandato para reeleição, tempo de duração de cada mandato, se considera-se para reeleição neste processo os mandatos anteriores, e reeleição de integrantes na chapa.
  Explica Del Pino que este momento, também será o de escolher o delegado que encaminhará as propostas vencedoras em cada segmento ao Fórum de Delegados, que ocorre no dia 21, momento final deste processo, antes do pleito que deve ocorrer em novembro.
  Segundo ele, a eleição é um momento importante na democracia escolar. Está inserida num contexto em que através da escolha consciente do corpo diretivo, a escola possa cumprir com a sua função social de construção democrática do saber.
  O processo de preparação da eleição até agora tem sido extremamente participativo, avalia o secretário, onde a comunidade escolar pode discutir amplamente as propostas. Nas etapas seguintes, será possível ainda aprofundar estas discussões, através dos debates que ocorrerão, e ainda manifestar a posição através do voto. O secretário considera positiva ainda, a possibilidade que o processo eleitoral está proporcionando a integração entre escola, pais e a sociedade, passo importante para que a escola cumpra cada vez mais sua função social, de produzir o sistema de conhecimentos relevantes para onde as cidades estão inseridas, bem como valorizar os Conselhos Escolares, tidos como fundamentais nesta integração entre escola e comunidade.

Carregando 0%
Carregando 0%