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Procon realiza mais de três mil atendimentos no primeiro trimestre

Durante os atendimentos 822 notificações foram expedidas a empresas

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 04-04-2025 | 15:40:43

O Procon, órgão municipal de Defesa do Consumidor, realizou, no primeiro trimestre do ano, mais de três mil atendimentos a consumidores de Pelotas insatisfeitos com os serviços prestados por empresas locais ou de outras localidades. Do total de aproximadamente 3.300 atendimentos, foram expedidas 822 notificações a empresas que descumpriram o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“O direito do consumidor tem que ser respeitado. Com a alta taxa de resolutividade, mostramos a grandeza e a eficiência do Procon, que trabalha incansavelmente para garantir que os consumidores sejam tratados de forma justa e transparente”, destaca o coordenador municipal do Procon, Maicon Kuhn. 

Além dos atendimentos realizados na sede do Procon, o setor de Educação ao Consumidor desenvolve pesquisas periódicas sobre os preços da cesta básica, dos combustíveis e do gás de cozinha. O objetivo desse serviço é fornecer informações atualizadas sobre as variações de preços, orientando os consumidores a pesquisar o preço dos produtos antes de efetuar a compra.  

Na mesma linha, o setor de Fiscalização realiza visitas periódicas em estabelecimentos comerciais averiguando denúncias do descumprimento de normas estabelecidas pelo CDC, onde a equipe emite notificações e autos de contestação para garantir o direito do consumidor. 

“O Procon Pelotas é um parceiro da comunidade pelotense na defesa de seus direitos e na garantia de equilíbrio nas relações de consumo, com vários canais de comunicação para que o consumidor possa ter um acesso facilitado a informações e a realização de reclamações contra fornecedores que violem o equilíbrio da relação de consumo”, destaca o coordenador. 

O Procon realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça Rio Branco, 7, no antigo prédio da Estação Férrea. O atendimento também está disponível de forma eletrônica, pelo e-mail proconpelotasrs@gmail.com, pelo WhatsApp (53) 99113-9182 ou pelo telefone (53) 3305-3505.

Foto de capa: Michel Corvello - arquivo Secom
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