Por Divulgação 08-01-2010 | 00:00:00
Antes de cair na estrada para as viagens de verão, o consumidor tem de fazer uma completa revisão do carro, a fim de evitar acidentes. Cumprindo a função de difundir informações de interesse público, o Procon de Pelotas – ligado à prefeitura – orienta os usuários no sentido de buscar o melhor serviço de manutenção.
A segurança também está prevista no artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que leva a equipe do órgão a focar os informes em medidas preventivas. “Não se esqueça, primeiro, de fazer o orçamento”, sugere a chefe do Serviço de Educação ao Consumidor do Procon, Nóris Fonseca Finger. O motorista não deve contratar a primeira oficina que encontra, impedindo, assim, os riscos para a sua segurança e a dos demais viajantes.
Consultar os conhecidos, amigos e parentes é bastante recomendável, sobretudo para que localize um fornecedor de confiança. “A dica de pesquisa de preços, veiculada por nós com frequência, também vale na hora de fechar negócio com os mecânicos”, informa Nóris. Conhecer diversos valores cobrados pelos profissionais faz-se necessário, segundo ela, para se ter parâmetros de comparação.
O manual dos veículos traz um plano de manutenção que contém os dados essenciais sobre a periodicidade das revisões e as peças que precisam ser trocadas em cada uma delas. O consumidor pode consultá-lo e, de posse das informações, conferir se a prestação do serviço está em conformidade com a real necessidade.
Outra dica do Procon é fazer o balanceamento de pneus e o alinhamento de direção. Os provedores especializados desse tipo de serviço geralmente cobram menos do que as concessionárias, que o terceirizam habitualmente. O cliente poderá solicitar ao responsável pela mecânica a apresentação dos componentes do carro que foram trocados, caso haja alegação na nota fiscal detalhada. “Jamais deixe de exigi-la. Neste caso, peça-a com a descrição de todos os serviços realizados”, ensina a chefe do departamento.
Em caso de dúvida, o consumidor pode buscar esclarecimento no Procon pelo telefone 3284-4477, enviar mensagem para o e-mail procon@pelotas.com.br ou, ainda, procurar a sede, localizada à rua Professor Araújo, 1.653.