Parte importante da formação de atletas do Taekwondo, contou com 129 alunos
Por Andrine Teixeira Garcia 14-07-2025 | 12:25:46
Na quinta e sexta-feira (10 e 11), ocorreu a aplicação de exames de faixa de taekwondo para 129 alunos do projeto da Prefeitura Quem Luta Não Briga (QLNB). Realizados em dois locais, para diferentes núcleos, as avaliações de quinta-feira (10) aconteceram no Centro Comercial da Guabiroba, com o Núcleo INOVA Guabiroba, coordenados pelo professor Pablo Peres e na sexta-feira (11), no Ginásio Municipal Ginásio Karosso, com o Núcleo CESC/UFPel, coordenado pelos professores Henrique Reis e Pablo Peres, e o Núcleo Karosso, coordenado pelo professor Vinícius Rezende.
Os exames são parte importante na formação de atletas do taekwondo, sendo mais um degrau na trajetória da faixa preta. Chancelado pela Federação Gaúcha de Taekwondo (FGT), as avaliações analisam as técnicas, conhecimentos, disciplina, precisão e potência.
Durante a cerimônia houve homenagens com o Boton de Honraria da Ramificação GM Rossano Diniz – FGTKD, concedidas ao secretário e ao diretor executivo da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (SELJ), Fabiano Ornel e Paulo Lobo, em reconhecimento ao apoio prestado ao desenvolvimento do Taekwondo em Pelotas. Além disso, cada núcleo destacou dois alunos para receberem a mesma honraria, sendo eles: Núcleo INOVA Guabiroba - Paulo Henrique Pereira Carre e Sofia Danielci Marasca; Núcleo CESC/UFPel - Fiorella Souto Rosa Cantarelli Martins e Arthur Sedrez Bastos Oliveira e no Núcleo KAROSSO - Lucas Silveira de Almeida e Valentina Marques Fonseca.
Quem Luta Não Briga (QLNB) é uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais como o Taekwondo para crianças, adolescentes e jovens de a partir de 7 anos — promovendo o esporte como ferramenta de transformação social. O QLNB tem como pilares a disciplina, o respeito, à inclusão e o protagonismo juvenil, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes, dentro e fora dos tatames.