Prefeitura de Pelotas aderiu à ação nacional para imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos, que estiverem com alguma vacina do calendário em atraso
05-10-2021 | 15:41:57
Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), acompanhados dos pais ou responsáveis, poderão procurar, até o dia 29 de outubro, uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atualizar a caderneta de vacinação. A ação faz parte da Campanha de Multivacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O "Dia D” da atividade está marcado para ocorrer no dia 16 de outubro (sábado). Os atendimentos nas UBSs acontecem de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min.
A Campanha tem o objetivo de facilitar o acesso às vacinas do Calendário Nacional, atualizar os registros nas carteiras de vacinação de jovens e crianças, além de buscar diminuir a incidência de doenças e contribuir para o seu controle, eliminação e/ou erradicação daquelas imunopreveníveis, que podem ser evitadas através da vacinação. A vacina contra a Covid-19 não está inclusa na lista de imunizantes disponíveis, pois faz parte de outro calendário.
Com exceção das UBSs Salgado Filho, Cruzeiro e Pam Fragata, todas as outras Unidades receberão a população durante o período.
Para receber as vacinas durante a Campanha é necessário apresentar a Carteira de Vacinação da Criança ou Adolescente. O menor deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que aqueles que não possuem carteira de vacinação, poderão comparecer às UBSs para que possam ser vacinados com os imunizantes adequados para a faixa etária que encontram-se, bem como com os anteriores. No ato, será confeccionada nova caderneta de vacinação, que deverá ser utilizada nas próximas ações de proteção.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da SMS, Aline Machado da Silva, alerta para a importância dos adolescentes na faixa de 11 e 12 anos comparecerem para receber as vacinas Meningocócica ACWY e HPV Quadrivalente, cuja aplicação é indicada nessa idade.
A SMS solicita que todos aqueles que forem às UBSs utilizem máscaras de proteção, a fim de se protegerem do vírus que causa a Covid-19, e mantenham distanciamento social.
ATÉ OS 6 ANOS
- BCG
- Hepatite B
- Penta
- Polio Inativada
- Polio Oral
- Rotavírus
- Pneumocócica 10-valente
- Meningocócica C
- Febre amarela
- Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola)
- DTP
- Hepatite A
- Varicela
A PARTIR DOS 7 ANOS
- Hepatite B
- Febre Amarela
- Tríplice viral
- Difteria e tétano adulto
- Meningocócica ACWY
- HPV quadrivalente
- Varicela
- dTpa