Protetores de cães e gatos podem se habilitar ao programa na Ouvidoria da Prefeitura, portando cópia de RG ou CPF e comprovante de residência. Mais de 500 animais foram cadastrados no primeiro mês
Por Marina Amaral 24-08-2022 | 17:38:30
Esta quarta-feira (24) foi marcada pelo início do cadastro de protetores de cães e gatos para se habilitarem ao programa de castração dos animais, na Ouvidoria da Prefeitura. Até o meio da tarde, por volta das 16h, já constavam no sistema 84 animais para esterilização, de 13 protetores. A previsão é que os procedimentos nesse grupo comecem no dia 1º de setembro.
Os protetores precisam levar uma cópia do RG ou CPF e comprovante de residência, além de preencher uma autodeclaração como protetor e formulário de inscrição, que serão avaliados pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), para deferimento ou não do prévio cadastro. Caso aprovado, será enviado à ONG SOS Animais, responsável por entrar em contato e agendar o procedimento.
O cadastro leva cerca de 10 minutos para ser concluído e é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, na Ouvidoria da Prefeitura, localizada no Paço Municipal, na praça Coronel Pedro Osório, 101. É importante ressaltar que caberá aos protetores o deslocamento até onde são realizadas as castrações, bem como os cuidados pré e pós-operatórios dos animais.
Esta quinta-feira (25) será de fechamento do primeiro mês de cadastro para retomada das castrações pelo Município, através do convênio com a ONG SOS Animais. O processo, que agora também inclui protetores de animais, foi inicialmente destinado a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, registradas no Cadastro Único, com inscrição em programas de transferência de renda.
No primeiro mês, foram cadastrados para participar do programa de controle populacional de cães e gatos 227 tutores, totalizando 591 animais. As cirurgias iniciaram-se no dia 1º de agosto e até a última sexta-feira (19), 226 animais já haviam sido castrados.