Por Divulgação 18-12-2006 | 00:00:00
Depois da aquisição de motos, viaturas e uniformes, culminando com a inauguração da nova sede, em setembro, as atenções do comando da Guarda Municipal voltaram-se para a qualificação do efetivo que hoje conta com 245 guardas. Nos últimos meses quatro cursos para o aprimoramento das atividades e mais uma inédita operação junto à comunidade, além do trabalho de monitoramento de feiras livres desenvolvido ao longo do ano, tem marcado o expediente da guarnição do município.
Por intermédio de parceria com o Centro de Formação de Vigilantes Fire Armas, o comando da Guarda Municipal oportunizou uma série de cursos e palestras, buscando reciclar os conhecimentos técnicos e mesmo promover contatos com novos conceitos, práticas e atribuições do guarda municipal.
Treinamentos integrados com profissionais de outras áreas da segurança pública como Brigada Militar, Policia Civil, Polícia Federal e Exército, tem proporcionado - através de simulações, vídeos e relatos - noções de abordagens, condução de ocorrências, preservação e atendimento a prédios e espaços públicos. No último dia 12, o período de instruções encerrou com a apresentação de técnicas de avaliação, vistoria e isolamentos de locais de crime e delito, da qual participaram 50 Gms.
Inspirado nos trabalhos estratégicos da Brigada Militar e de outras forças de segurança pública, uma ação inédita desencadeou a primeira operação especial da guarnição municipal. O patrulhamento de praças da área central, garantindo mais segurança ao patrimônio público – de competência da administração municipal - e a comunidade, nesta época de grande movimentação no centro da cidade, tem sido verificado com a Operação Natal da Guarda. Operação esta que já no seu segundo dia de atividade justificou a importância de sua realização ao abordar e deter dois homens que portavam e inalavam produtos entorpecentes.
Para o chefe da guarda, Paulo Bartolo, assegurar um trabalho de qualidade junto à comunidade e a logradouros requer um constante aprimoramento, por isso o efetivo tem recebido sucessivos treinamentos. Recentemente integrantes da guarda participaram do segundo treinamento integrado das forças de segurança pública em Pedro Osório, com instrutores do Cati. Antes já haviam tido noções de intervenções táticas e abordagens.
Conforme Bartolo a Operação Natal surgiu com o objetivo de coibir atitudes de desordem e garantir mais segurança a populares nas praças da área central, favorecendo a utilização dos espaços públicos nesta época de grande movimento em virtude das festas de fim ano. “Optamos por guarnecer apenas as praças porque são espaços vulneráveis e de competência da municipalidade”, justificou complementando que para a operação foi adotado sistema de rodízio e revezamento dentro do efetivo para não comprometer os postos fixos, já existentes em prédios públicos. “Não removemos nenhum guarda nem deixamos de atender nenhum prédio, os postos fixos permanecem inalterados. Pelo contrário, ampliamos recentemente nosso reduto de atendimento ao passar a guarnecer também o castelo do Simões Lopes”, ressaltou.