ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Queda no atendimento do CTA preocupa

Por Divulgação 16-10-2001 | 00:00:00


   A queda no atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA, serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar e Terceira Coordenadoria Regional de Saúde, vem preocupando os profissionais que atuam no Programa Municipal de DST-Aids. Com uma média de 130 atendimentos mês, o CTA hoje atende cerca de 60 pessoas, confirma a diretora Denise Coelho.
   Parte da diminuição no atendimento é atribuída ao prazo, de 20 dias, para entrega dos resultados, enquanto que nos laboratórios particulares os exames são entregues em 2 dias. "Entretanto, alerta a assistente social, mesmo que o pré-teste seja feito nestes laboratórios, no caso de ser positivo, a pessoa é encaminhada para o teste confirmatório imunofluorescência, realizado pelo CTA".
   Este prazo de 20 dias é justificável pela necessidade de acompanhamento do paciente. Antes do teste para detecção pelo HIV, onde as amostras de sangue são testadas com dois métodos Elisa com antígenos diferentes, a pessoa participa de palestras de aconselhamento, em grupos ou individual. Somente após o teste confirmatório, ou não, são liberados os resultados.
   Outro fator que vem preocupando os profissionais é a falta de informações sobre a Aids, pois os laboratórios só realizam os testes, ficando isentos de aconselhamentos, como o que fazer ou para onde ir quando infectados pelo HIV. Igualmente não tem o compromisso de cadastrar número de infectados.
   A coleta de dados epidemiológicos que permite conhecer diferentes aspectos relacionados à distribuição e disseminação da infecção pelo HIV é de fundamental importância para subsidiar os programas de prevenção e controle do HIV-Aids.
   São tendências atuais da Aids, a feminilização(mulheres com parceiros fixos), a heterossexualização, a juvenilização (jovens e adolescentes), a pauperização( atinge todas as classes sociais) e a interiorização (disseminação pelas cidades menores).
   De acordo com dados, em maio/junho, o CTA atendeu 418 pessoas, 200 solicitações de HIV, 102 pré-testes, 268 pós testes e 188 aconselhamentos coletivos. Elisa reagente; 19 homens, 14 mulheres e 2 gestantes. Confirmatório; 26 homens , 20 mulheres e 0 gestantes.
   O CTA funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, na Lobo da Costa.

Carregando 0%
Carregando 0%