Equipe da SHRF está fazendo a avaliação social das famílias da Balsa, enquanto moradores da Cristóvão José dos Santos assinam contratos
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 10-04-2019 | 14:19:11
A equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) segue trabalhando na avaliação social e assinatura dos contratos das famílias da Balsa, na sede do Sudoeste Futebol Clube, na rua Tiradentes. Os moradores estão divididos por quadras, para evitar longas esperas pelo atendimento.
Até sexta-feira (12), sempre das 13h30min às 17h, os moradores da Cristóvão José dos Santos, que não foram encontrados em casa, pela equipe, devem ir até a Secretaria (rua General Osório, 457) para assinar os contratos.
Paralelo a isso, os servidores da SHRF estão cadastrando os lotes no sistema da Prefeitura, para acelerar o processo e marcar a entrega das duas áreas à comunidade. A expectativa é de que ambas sejam entregues até maio. Na ocupação Cristóvão José dos Santos vivem 73 famílias; na Balsa, 774.
A moradora Josiane Pinho de Moura, de 35 anos, conta que nasceu na Balsa, assim como o pai, de 58, e seus três filhos e irmãos. Moram todos próximos. Ela pondera que a escritura vai dar mais segurança, mais estabilidade.
“A gente vai pagar (valor simbólico de R$ 446,84) , mas o terreno que era posse vai ser registrado, oque vai valorizar e vou poder deixar para meus filhos”, avalia a moradora.
Os moradores receberam, em casa, cartinhas que informam a data exata em que devem comparecer na sede do Sudoeste Futebol Clube, e os documentos que devem apresentar. O cronograma das quadras segue até o dia 24. Para aqueles que não conseguirem ir no dia marcado, haverá mais uma possibilidade, um mutirão será realizado dia 27, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h, porém é provável que haja mais procura nesse dia e, consequentemente, mais fila e tempo de espera.