Todas as UBSs da zona urbana funcionarão das 8h às 17h. Equipes volantes atuarão nos abrigos e asilos
03-05-2019 | 13:32:23
Neste sábado (4), Pelotas realiza o "Dia D" de imunização contra a gripe. Todas as 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana do município funcionarão das 8h às 17h, para ampliar a cobertura da vacinação, que, até quinta-feira (2), atingiu pouco mais de 19 mil pessoas, conforme dados do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS). Os profissionais de saúde da região rural serão divididos em equipes que atuarão de forma volante em abrigos e asilos da cidade.
Apesar do movimento constante nas unidades, a quantidade de pessoas vacinadas é considerada baixa pelo setor, que pede a quem tem mais de 60 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos e demais usuários – incluídos no universo de vacinação –, a ida a uma das UBSs no sábado para receber a dose. Durante a semana, qualquer unidade de saúde, incluindo as da zona rural, e o Centro de Especialidades podem ser procurados.
A campanha vai até o dia 31 de maio e os profissionais responsáveis pela vacinação aproveitarão a oportunidade para verificar e recomendar a atualização, se necessário, da Caderneta de Vacinação de crianças e gestantes. A estratégia visa resgatar os não vacinados e aumentar a cobertura vacinal em ambos os públicos, que têm caído progressivamente.
Em Pelotas, mais de 96,3 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, sem contar a população carcerária e os trabalhadores do sistema prisional. A meta é atingir 95% desse universo. Confira:
Crianças de 6 meses a menor de 2 anos – 6.389
Crianças de 2 a 4 anos – 10.963
Crianças de 5 anos – 3.789
Trabalhadores da Saúde – 18.920
Gestantes – 3.194
Puérperas – 525
Indígenas – 72
Idosos - 49.940
Comorbidades – 29.254
Professores – 2.560
Todos os anos, a composição dos imunizantes são atualizados devido às mutações constantes do vírus influenza e dos subtipos com maior probabilidade de circular pelo País nos próximos meses. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já informou que, nesse ano, a vacina trivalente, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos, protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria.