Instalação de redes pluviais visa solucionar problemas de alagamentos no entorno da rua Doutor Francisco Ribeiro da Silva
Por Matheus Cabistany 19-05-2025 | 15:08:18
O Sanep iniciou a obra de implantação de redes de drenagem no loteamento Clara Nunes, bairro Areal. São investidos R$ 2,5 milhões, em recursos próprios da autarquia, para solucionar problemas de alagamentos enfrentados pelos moradores da região, tendo como referência a rua Doutor Francisco Ribeiro da Silva. O prefeito Fernando Marroni vistoriou o começo dos trabalhos, na manhã desta segunda-feira (19), com a chegada das tubulações a serem instaladas durante os próximos meses.
De acordo com Marroni, a intervenção de grande porte é fundamental para atender de forma definitiva a demanda da comunidade local.
“A população passará a contar com uma drenagem eficiente para dar vazão às águas em dias de chuva. As galerias possuem diâmetro expressivo para resolver o problema dos alagamentos na região do Areal Fundos”, pontuou.
O sistema pluvial planejado para a região inclui bueiros simples, de 1 mil e 1,2 mil milímetros, e bueiro duplo, de 1,5 mil milímetros. As tubulações serão instaladas em aproximadamente 700 metros de extensão, nas ruas Doutor Francisco Ribeiro da Silva e Rio Branco, e atenderão a bacia de drenagem do loteamento, ao conduzir as águas para o canal situado no Corredor do Obelisco.
Segundo o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, o planejamento prevê, futuramente, a conexão dessas tubulações às redes e travessias de drenagem pluvial do Vasco Pires — projeto inscrito no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do governo federal, em fase de avaliação para obtenção de recursos.
“Estamos avançando com projetos e obras importantes, com o objetivo de resolver esse problema crônico de alagamentos no Obelisco e Vasco Pires”, destacou.
As obras no loteamento Clara Nunes são executadas pela empresa LP Schumacher Construtora, vencedora do processo licitatório, e têm previsão de conclusão em seis meses.