ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Saúde implementará TelePrepPel a partir de segunda-feira

Objetivo é a oferta de serviço para atendimento integral, descentralizando o acesso aos cuidados com o HIV

Por Tânia Magalhães 02-05-2025 | 10:16:46

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), identificando a necessidade de ampliar e qualificar o acesso à Profilaxia Pré Exposição (Prep) e Pós Exposição (PEP) ao HIV – vírus da imunodeficiência humana -, implementará, a partir de segunda-feira (5), o serviço de TelePrepPel, reforçando a descentralização para cuidado integral do público.

“A ideia é que seja um serviço que ofereça o atendimento integral, multiprofissional, humanizado e resolutivo, que permita a descentralização do cuidado do HIV em Pelotas. Isso se dará por meio da ampliação e facilitação do acesso às profilaxias. O Tele estará à disposição de todos para tirarem dúvidas acerca da prescrição e indicações”, pontua o assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária da SMS, que coordenará o serviço, médico de Família e Comunidade Alexandre Moch.

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por intermédio do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, é parceira da Prefeitura para implantação do projeto. Médicos residentes atuarão no serviço, qualificando a assistência.

O coordenador Alexandre Moch informa que os usuários que, via TelePrepPel, tiverem indicação, serão encaminhados para atendimento presencial oferecido durante as tardes, quando haverá dispensação da medicação no ato da prescrição. “Uma vez que o usuário receba a medicação Prep ou PEP, ele também será acompanhado por meio do Tele, no intuito de diminuir os efeitos adversos e garantir maior adesão ao uso desses produtos.”

Funcionamento do TelePrepPel

O serviço estará vinculado ao Departamento de Telemedicina da SMS, atendendo pelo telefone (53) 3284-9526. Prestará atendimento a toda população de Pelotas. O usuário será acolhido, terá sua demanda analisada pelo profissional -enfermeira ou médico – e quem tiver indicação de uso de Prep ou PEP serão encaminhados ao atendimento presencial pela equipe multiprofissional. Caberá, também, ao TelePrepPel, o acompanhamento e busca ativa de todos os usuários ativos de Prep e daqueles que iniciaram o uso da PEP., garantindo menores taxas de descontinuidade no uso, especialmente da PEP, e controle dos efeitos colaterais.

Ambulatório de Atendimento Integral

Localizado no Centro de Especialidades, à rua Voluntários da Pátria, 1.420, o Ambulatório de Atendimento Integral do TelePrepPel será composto por equipe multiprofissional, composta por médicos infectologista, de família e comunidade, e residentes de Medicina de Família e Comunidade da UCPel, enfermeira, farmacêutica e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina, vinculados ao Projeto de Extensão da Universidade. O Ambulatório do TelePrepPel será porta aberta e funcionará, inicialmente, das 13 às 19h, com os serviços de acolhimento aos usuários, realização de testes rápidos (Anti HIV, HBSAg, Anti HCV e VDRL)., aconselhamento acerca da prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre outros.  

Tags

atendimento integral, profilaxias, telemedicina

Carregando 0%
Carregando 0%