Por Divulgação 04-01-2007 | 00:00:00
Devido a grande quantidade de cães errantes pelas ruas nesta época do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está implementando ações para intensificar o controle dos animais.
Simultaneamente ao trabalho da SMS, ressalta o secretário Francisco Isaías, é preciso que a comunidade contribua com a campanha, adotando cães e mantendo seus animais dentro de casa.
De acordo com a veterinária do Canil Municipal, Cristina Zambrano, a SMS realiza uma campanha de doação de cães já tratados e vacinados. O trabalho da equipe do canil, atendendo Lei Municipal 5.086, é recolher cães errantes, tratá-los e devolvê-los ao mesmo local em que foi capturado em 15 dias. Porém, este trabalho só funciona se houver espaço suficiente no canil. Para tanto, é preciso que as pessoas adotem os cães já tratados.
Outro fator influenciador é a grande disseminação de cães bravios nas ruas da cidade. Estes apresentam ameaça à segurança pública e são tratados como prioridade pela equipe do canil. Os animais devem ser capturados pela SMS e levados ao canil, mas não podem dividir o espaço com outros animais, o que acaba por limitar a capacidade do estabelecimento, informa a veterinária. Para auxiliar na captura desses cães, a SMS conta com o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar.
Em média, ressalta Cristina, existem 60 mil cachorros em Pelotas, entre cães domiciliares e errantes, e o Canil Municipal só possui espaço para 60 a 80 animais. “O problema são os animais semi-domiciliados, que são aqueles que dormem nas casas mas saem durante o dia em busca de alimento”. São esses na maioria, garante, que procriem, transmitem doenças e ameaçam a segurança da população.
Há projetos na SMS para ampliação do canil municipal, bem como para conscientização da população para que haja colaboração na diminuição do número de cães soltos pelas ruas.
Os interessados em adotar um cão podem telefonar para o Centro de Zoonoses, pelo telefone 3284-7770.