ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SDE libera terreno para construir Centro Administrativo

Por Divulgação 19-01-2010 | 00:00:00


Devido à confirmação de uma importante audiência para liberação de todas as frações do terreno em que a prefeitura pretende construir um dos prédios do novo Centro Administrativo, a reunião para formatação do projeto “Sebrae na Praia” foi adiada para as 16h de hoje (19). O encontro, que estava marcado para as 15h desta terça-feira, acontecerá uma hora mais tarde no Sebrae e contará com a presença da gerente regional do Sebrae-RS, Rosâni Ribeiro, e do secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Carlos Mário Santos.

No gabinete do Paço Municipal, às 15h, vão se reunir, além do titular da SDE e o prefeito em exercício, Fabrício Tavares, o proprietário do supermercado Guanabara, Luís Carlos Carvalho, que também detém a titularidade de parte da gleba próxima ao prédio da antiga viação. Participarão da discussão preliminar sobre a inclusão de uma parcela do imóvel no projeto do Centro Administrativo – empreendimento pertencente ao programa de desenvolvimento Pelotas Polo do Sul – o coordenador geral da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da prefeitura, Jair Seidel, e o secretário municipal de Urbanismo, Luciano Oleiro.

Lote privado, posseiros e permuta com UFPel

Embora a administração ainda não saiba se a propriedade pertence à pessoa física ou jurídica, existe uma certeza: o prefeito Adolfo Antonio Fetter optou preferencialmente por este terreno. “Precisamos discutir também questões pertinentes a demandas judiciais com posseiros”, informa Santos, referindo-se aos obstáculos jurídicos e burocráticos que ainda têm de ser vencidos.

Outra pendência, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, diz respeito a uma parte do lote que está sendo gestionada perante o liquidante da rede ferroviária federal. A América Latina Logística (ALL) oficializou, há um ano, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a desvinculação de área próxima à Estação Férrea.

Entre ofícios e mapas que detalham o espaço está a planta delimitadora da área de 8.980 metros quadrados pleiteada pelo Executivo pelotense. Para a gleba, ao lado direito da Estação, o projeto desenvolvido pela SMU prevê a construção de nova estrutura física capaz de abrigar 17 secretarias municipais e de um espaço de estacionamento.

Prédio da Estação abrigará Procon e Cerest

O prédio da Estação Ferroviária de Pelotas foi permutado em dezembro com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), numa transação em que a prefeitura cedeu a antiga cervejaria Brahma, localizada no Porto. Avaliado em R$ 1,18 milhão, o projeto de recuperação da edificação vai permitir a instalação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Macrorregião Sul (Cerest) e do Procon de Pelotas, vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM).

Conforme o secretário Oleiro, o edifício, tombado pela Lei Municipal nº 4.315 de 22 de setembro de 1998 e inventariado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphe), será totalmente restaurado. O trabalho seguirá o planejamento técnico da equipe da SMU. Estão prontos os projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, lógico (para instalação de redes de computadores) e de prevenção contra incêndios.

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%