Programa Federal realizado em parceria com a UFPel oportuniza práticas de intervenção precoce na infância, com foco nas crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento e naquelas apoiadas pela educação especial
Por João Pedro Macedo 15-04-2025 | 16:14:06
A secretária de Educação Nailê Pinto recebeu a coordenação do Programa Nacional de Atenção Precoce na Infância (Proapi), segunda-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro teve como objetivo apresentar o programa à nova gestão e explicar o funcionamento dele na rede pública municipal de ensino.
Para a titular da pasta, o Proapi é uma iniciativa que pode auxiliar a rede municipal de ensino no que diz respeito à Educação Especial. “Este é um programa importante que pode mudar paradigmas na Educação Especial. Sabemos dos diversos desafios que esta modalidade de ensino tem, e a intervenção precoce pode ajudar na aprendizagem do estudante, assim como auxiliar nas práticas pedagógicas dos professores e professoras”, afirmou a secretária.
Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Proapi oportuniza práticas de intervenção precoce na infância, com foco nas crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento e naquelas apoiadas pela educação especial. O projeto piloto que ocorre em Pelotas é pioneiro no país, com o bairro Fragata sendo a primeira região para desenvolvimento da proposta. Ano passado, oito escolas municipais e sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram da iniciativa, atendendo 85 crianças. Este ano, 165 crianças já estão listadas para a primeira etapa do Proapi nas oito escolas municipais.