No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, haverá uma atividade em escola do Dunas e distribuição de panfletos no calçadão
Por Joice Lima 19-03-2025 | 14:35:53
Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado mundialmente em 21 de março, a Secretaria de Igualdade Racial (Smir) realizará duas atividades na manhã da próxima sexta-feira (21): palestras em uma escola do bairro Dunas, com participação do secretário de Igualdade Racial, Júlio Domingues, e distribuição de panfletos informativos no calçadão do Centro.
A primeira atividade terá início às 8h30min, na EMEF Jornalista Deogar Soares, com uma interação com estudantes, professores e profissionais do educandário. Domingues irá explicar a estrutura e a função da Secretaria e, na sequência, haverá palestra sobre racismo estrutural com os acadêmicos de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Misael dos Anjos e Émerson Gerard, que também é assessor da vice-prefeita Daniela Brizolara. O trabalho integra o projeto "Negritude na História", criado pelos estudantes com o objetivo de estimular a discussão sobre o tema, com base em documentos históricos e informações da mídia.
Após, a advogada e mestranda Isadora Cardoso Caleiro apresentará o folheto sobre como identificar e denunciar crimes de racismo, produzido pela Smir, que será distribuído aos presentes. Às 11h, ocorre ação no Chafariz do Calçadão, com a distribuição dos panfletos à população.
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória do massacre de Sharpeville, que ocorreu em 1960, na África do Sul, a data de celebração mundial é considerada um marco na luta da população negra contra a discriminação e o racismo estrutural.
No Brasil, o dia 3 de julho é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Esta data foi escolhida em homenagem à aprovação da Lei Afonso Arinos, em 1951, que tornou a discriminação racial uma contravenção penal.