Promovido pela Funarte e FND, em Brasília, evento visa a construção coletiva de políticas públicas para a dança
Por Joice Lima 02-09-2025 | 17:26:53
O diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Daniel Amaro, está em Brasília representando Pelotas na etapa presencial do Encontro Nacional “Dança é Política”, que ocorre nesta terça e quarta-feira (2 e 3), no Instituto Federal de Brasília (IFB). Realizado em parceria pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Fórum Nacional de Dança (FND), o evento reúne representantes da dança e do poder público para a construção coletiva de políticas públicas para a dança no Brasil.
“Nosso desafio em Pelotas, enquanto governo municipal, é conseguir que a classe da dança se habitue e participar dos editais. Sempre foram poucos os grupos de dança a se inscreverem e temos muita gente super competente na cidade, com trabalhos belíssimos que deviam ser mostrados ao público. Precisamos chamá-los e ajudá-los a montar projetos para que participem dos editais”, pondera o diretor Daniel Amaro. Bailarino e coreógrafo, Amaro entrou na área da dança com funk e carnaval, no final da década de 1970, e tem formação em dança contemporânea com Beatriz Kanaan.
O Encontro é um espaço de diálogo, articulação e cooperação entre representantes da sociedade civil, artistas, pesquisadores, educadores, gestores públicos e parlamentares, que pretende colaborar na formação de proposições que subsidiem o desenho, os objetivos e o escopo de atuação do setor da dança, alinhados aos desafios contemporâneos.
São dois dias de mobilização, de troca e de construção coletiva com o objetivo de fortalecer a dança como campo artístico profissional e político do Brasil, reafirmando a importância da dança nas políticas culturais e para as artes no país, e contribuir com o debate setorial no âmbito da política nacional das artes.
Em 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, foi anunciada a criação da nova Diretoria de Dança da Funarte – antes, havia apenas a Diretoria de Artes Cênicas (Dacen), que incluía três coordenadorias: teatro, dança e circo; agora, cada um dos três setores contará com Diretoria específica. O Encontro pretende também alinhar e debater sobre a atuação da Diretoria de Dança da Funarte.
A primeira etapa, realizada de forma virtual, ocorreu nos dias 18 e 25 de agosto e discutiu assuntos transversais relacionados a eixos complementares das políticas culturais, como a Política Nacional das Artes (PNA); o sistema federativo de fomento promovido pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); e a estruturação sistêmica da cultura por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Agora, na etapa presencial, as mesas de debates, conferências e grupos de trabalhos temáticos buscam aprofundar as discussões, a fim de que essas contribuições se transformem em proposições estratégicas a serem encaminhadas à Funarte, de modo a subsidiar o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas para a dança no Brasil.