A imunização segue em sete escolas municipais até quinta-feira (15), para pessoas a partir de 61 anos, de acordo com calendário preestabelecido
12-04-2021 | 16:25:40
Segundo dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 791 idosos com 64 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Pelotas, nesta segunda-feira (12). Foram disponibilizadas mil doses do imunizante, divididas entre as sete escolas municipais preparadas para receber a população durante a campanha.
Até quinta-feira (15), idosos entre 64 e 61 anos podem comparecer aos pontos de vacinação, nos bairros, para receber a primeira dose da vacina que protege contra o coronavírus.
Para cada dias, a SMS disponibilizará mil doses, que serão divididas entre as sete escolas. A vacinação ocorre das 10 às 15h, mediante sistema de distribuição de fichas. Quem comparecer para se imunizar precisa apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.
- Segunda-feira (12) – idosos com 64 anos ou mais
- Terça-feira (13) – idosos com 63 anos ou mais
- Quarta-feira (14) – idosos de 62 anos ou mais
- Quinta-feira (15) – idosos de 61 anos ou mais
+Segunda dose contra Covid começa a ser aplicada na próxima semana
- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes)
- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro)
- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas)
- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo)
- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal)
- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas)
- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)
O formulário de vacinação, que está disponível para download no hotsite do coronavírus, pode ser levado pelos idosos, previamente preenchido para apresentação no ato da vacinação.
Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.
O atestado médico também é obrigatório, entre os documentos que devem ser apresentados no ato da vacinação, mas somente para idosos que se incluem nos seguintes casos:
- portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,
- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou demais doenças febris.
A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, acontece durante os drive-thrus e nas escolas. Podem contribuir os beneficiados com a vacina e seus acompanhantes. A arrecadação será entregue à Secretaria de Assistência Social (SAS) para a distribuição às famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia.
De acordo com o Departamento de Informática do SUS (Formsus), Pelotas aplicou, até as 13h30min desta segunda-feira (12), 68.385 mil doses da vacina contra Covid-19. Dos imunizados, 57.649 mil receberam a primeira dose, enquanto 10.736 mil complementaram a imunização que é feita em duas etapas. Ao todo, 16,9% da população já foi protegida até o momento.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.