Quatro eventos de rua e uma peça de teatro infantojuvenil estão na programação
Por Joice Lima 10-04-2025 | 18:04:24
Durante 10 dias, mais de uma dezena de comunidades vulneráveis de Pelotas vão receber 25 atrações culturais de diversas segmentos. É a Semana da Cultura LPG, que acontece de 12 a 21 de abril, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult) e financiada com recursos do Ministério da Cultura (MinC) - Lei Paulo Gustavo. Somente neste fim de semana, serão cinco atividades, entre eventos de rua e uma peça teatral infantojuvenil. Confira o que vai acontecer neste sábado (12) e domingo (13):
1º Festival de Capoeira Povo que Ginga
Sábado (12), das 10h às 14h, no Mercado Público (Centro)
Oficinas de Maculelê (dança folclórica), às 10h e às 11h, Oficina de Samba de Roda e Puxada de Rede - no Parque da Baronesa (não é preciso fazer inscrição; participantes devem vir com roupas confortáveis)
Domingo (13), às 10h, no Parque da Baronesa, Areal
Local: Parque da Baronesa (Areal)
Grande evento cultural, idealizado pelo Grupo Povo que Ginga (Mestre Jarrão), onde a capoeira é protagonista. Com participação de mestres e contramestres do RS. O Festival tem o propósito de qualificar e fortalecer a capoeira na região, promovendo sua prática e incentivando a troca de saberes entre grupos de todo o Estado. Rodas de capoeira, apresentações de maculelê, puxada de rede, samba de roda e rodas de conversa.
Kara Cara a Cara com o Zé – Enfrentando Fake News (peça infantojuvenil)
Domingo (13) às 15h no Passo dos Negros
Também haverá apresentações nos dias 16, às 10h20 na EMEF Francisco Caruccio (Pestano); e no dia 17, às 15h na EE Adolfo Fetter (Fragata)
Sinopse: Quando Kara recebe a visita do carteiro, ele se coloca em uma missão perigosa, e deverá entregar a carta para o terrível Zé Murieta. Enfrentando seu medo, Kara seguirá seu caminho em busca da casa de Zé. Porém, nem tudo é o que parece e, juntos, deverão ajudar a salvar a fauna e a flora da rua.
O espetáculo é uma realização da Você Sabe Quem (VSQ) Cia de Teatro.
Coisinha de Rua (Música e Artes Visuais)
Domingo (13), das 15h às 22h
Local: Centro de Eventos Culturais Praça Darci Pinho - Estrada do Engenho esq. rua Tiradentes, bairro Balsa
Um ambiente onde artistas e membros da comunidade podem se expressar, aprender e desenvolver suas identidades, especialmente aqueles que pertencem a grupos marginalizados, como a comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras e de baixa renda, transformando este ponto de encontro em um espaço instalativo e de ambiência artística expandida. A performance musical será realizada pelos DJs residentes Tom Nudes, Marmo, Hell e o DJ convidado Marcelulose. A instalação visual será realizada pela artista visual residente Amanda de Abreu, que utilizará projeções para criar uma ambiência artística imersiva.
Páscoa de Rua no Navega
Domingo (13), às 15h
Local: na rua, em frente ao Paraíba Eventos – Dona Darcy Vargas, 462 – Navegantes
Pela terceira vez, a parceria entre a banda Dona da Noite e Paraíba Eventos irá proporcionar um domingo de Páscoa na rua, reunindo famílias e crianças do bairro Navegantes e proximidades em uma tarde cultural recheada com surpresas, brincadeiras e atrações musicais. Essa edição conta com presença de DJ Carril, banda Swing Entre Nós e grupo Molejo.
Sofá na Rua - Uma Tecnologia Social
Domingo (13), das 15h às 20h
Local: Rua José do Patrocínio, entre ruas Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant, em frente ao Galpão Satolep
Pela primeira vez a cidade recebe as expressões culturais desenvolvidas nos territórios da Rede Sofá na Rua Brasil - Eixo Sul. Esta edição reafirma o compromisso do projeto com a cultura emergente, trazendo intervenções artísticas que dialogam com as pautas contemporâneas. Entre as novidades estão o Eco Sofá na Rua, uma proposta que une arte e sustentabilidade; a Galeria Céu Aberto, exposição em formato de arte pública expandida; e o Prêmio Sofá Cultura Viva, que reconhece agentes culturais da região. A programação cultural inclui a força poética do Slam da Encruzilhada e a apresentação musical do Grupo Ojuobá – Cantos Sagrados e Populares.