Programação conta com oficinas de dança, capoeira, literatura e percussão; teatro, shows e uma exposição voltada a pessoas com deficiência visual
Por Joice Lima 16-04-2025 | 16:37:25
Mais sete atividades culturais serão oferecidas nos dois últimos dias da Semana da Cultura LPG, neste domingo (20) e segunda-feira (21) de feriadão. Cinco comunidades vulneráveis de Pelotas – Balsa, Navegantes II, Dunas, Porto e Tablada – vão receber oficinas de dança urbana e de salão, capoeira, bonecas, percussão e literatura, poderão assistir apresentações de teatro, dança e música, e haverá também uma exposição com obras táteis, produzidas para serem tocadas, favorecendo pessoas com deficiência visual. A Semana da Cultura LPG é organizada pela Secretaria de Cultura (Secult) e financiada com recursos do Ministério da Cultura (MinC) - Lei Paulo Gustavo.
Rota Solidária (oficinas e apresentação de dança, capoeira e música)
Domingo (20), das 10h às 18h, à rua Lázaro Zamenhof, 338 – Navegantes II (São Gonçalo)
O Rota Solidária é uma iniciativa que promove atividades socioculturais gratuitas no bairro Navegantes: oferece oficinas de dança urbana para crianças e adolescentes, aulas de dança de salão, capoeira e apresentações musical e de dança. As atividades visam estimular a criatividade, a autoexpressão e a socialização, proporcionando um ambiente para toda a família.
Preto de Sapato na Perret (show e contação de histórias)
Domingo (20)
Às 15h30, Oficina de Bonecas Abayomis e História e Memória da Perret: Carnaval e Personalidades Negras
Às 16h, Oficina de Percussão com Davi Batuka
Às 17h, Feijoada de Ogum
Às 18h, Show Preto de Sapato
Local: Praça Nova República - Ambrósio Perret (Balsa)
Programação cultural gratuita voltada à valorização da cultura negro-brasileira, com música, dança, oficinas e gastronomia, promovendo o fortalecimento e a identidade da cultura negra. O destaque da programação é o espetáculo musical “Preto de Sapato”, performance de dança e declamação de poesia de Marielda Barcellos. A oficina de produção de bonecas abayomis é minsitrada por Êmily Passarinho; a oficina de percussão é com Davi Batuka. Roda de conversa "História e Memória do Perret: Carnavais e Personalidades Negras", com Eduardo Freda, Caiuá-Al-Alam e o Jairo Alberto, o carnavalesco Jairinho.
Em homenagem a São Jorge e como gesto de partilha com a comunidade, serão distribuídos 20kg de feijoada, produzida pelo artista e chef João Vitor (“JV”). A ação reafirma a importância do espaço público como local de encontro e fortalecimento cultural, garantindo acesso gratuito a atividades que enaltecem a história e a arte da população negra e periférica.
No Toque – Pinturas pra tocar (exposição)
Domingo (20), 16h, no Estúdio Cinco – à rua 26, 438, bairro Dunas
Composta por 10 obras de Arte Urbana, a exposição reúne trabalhos que buscam aprofundar diálogo com públicos, os mais diversos possíveis. Dedicando-se inicialmente ao público de Pessoas Com Deficiência visual, Gas proporciona uma experiência tátil das telas produzidas a partir de um processo de composição que agrega texturas à sua identidade poética trazida do Graffiti e de sua relação de 15 anos com a Cultura Hip hop e Artes visuais. As telas também serão acompanhadas de legendas táteis e audiodescrição nas fichas técnicas.
Festa do Padroeiro (benção e shows de samba)
Segunda (21), às 15h, no Instituto Hélio d’Angola – à rua Alberto Rosa, nº 1, bairro Porto
Após a fala da presidente do IHA, Aida Oliveira, a Terreira Céu Ubirajaras Peito de Aço dará início às comemorações com uma bênção, seguida por uma roda de capoeira. Na sequência, haverá samba com Dudu & Leo, e o encerramento ficará por conta do show do grupo Samba de Terreiro.
Scotch 33 (teatro)
Domingo (20) e segunda (21), às 18h30, na Praça CEU Dunas (rua 15, 165, bairro Dunas) Também na sexta-feira (18), às 18h30, no Espaço Kacha Preta (rua Alberto Ferreira Ramos, 40, Cohab Tablada)
Sinopse: Entre escolhas dolorosas e perdas irreversíveis, Mary revisita seu passado na tentativa de encontrar sentido em sua existência. Inspirada em Frankenstein, em meio a um mundo de solidão, culpa e busca pela definição de uma identidade, Scotch 33 questiona até que ponto somos livres ou apenas produtos das circunstâncias. Presença de uma intérprete de LIBRAS. A entrada para as apresentações é gratuita e o público será acomodado por ordem de chegada, com prioridade para os moradores do bairro.
Pedagogias queer-trans corpóreas - Oficina dissidente para corpes marginalizados (teatro/performance)
Dias 18, 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 13h, no Espaço Kacha Preta – à rRua Alberto Ferreira, 40 - Cohab Tablada (Três Vendas)
Oficinas ministradas por pessoas transgênero. Em quatro dias, os participantes explorarão teorias e práticas queer nas artes, incluindo teatro, dança e palhaçaria. A programação inclui uma introdução sobre identidade e história LGBTQIA+, tendo no decorrer dos encontros o estímulo à criação artística visual, transdramaturgia, dança contemporânea e palhaçaria sob o viés queer do fracasso.
1ª Oficina Literária “Autora e Protagonista” (literatura)
Segunda (21), das 20h às 23h; também no dia 19, das 16h às 22h.
Local: o endereço será repassado apenas para as participantes no grupo fechado do WhatssApp, visto que a atividade deve contar com mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de vulnerabilidade física e emocional, para que se sintam à vontade em participar e seguras.
Oficina gratuita, exclusiva para mulheres maiores de 18 anos. Através do livro "Seja uma Mulher Restaurada", a escritora Graci Oliveira irá proporcionar um espaço seguro e acolhedor para troca de vivências, identificação de marcas emocionais, padrões de abuso e violência doméstica. Busca elevar a autoestima e proporcionar que as participantes se reconectem consigo mesma através da escrita criativa.