Por Divulgação 03-09-2002 | 00:00:00
Ontem(3), no segundo e último dia do Seminário de Formação da Rede Pública Municipal de Ensino a programação do seminário constou de dez mesas temáticas e 33 oficinas distribuídas por área de atuação para funcionários e professores. Os profissionais da Educação participaram das diversas mesas temáticas, distribuídas por área de atuação educativa, Ensino da Arte –Prática de qualidade contextualizada na Contemporaneidade, ministrada pelos professores Mário Maia –ILA/UFPel e Alberto D´Avila Coelho –CEFET/Pelotas; Relação Língua Estrangeira/Língua Materna na Política Lingüística Contemporânea, com a professora Amanda Eloina Scherer – da UFSM; Ciências Sociais – Análise de conjuntura, com os professores Renato Della Vechia e Reinaldo Luiz Xavier Tilmann – da UCPel; A beleza da construção de aprender, com o professor Cláudio Baptista –UFRGS; Efetivação de Políticas Voltadas para os profissionais de Educação, com o secretário municipal de Administração de Pelotas, Hilbert David e Juçara Dutra Vieira, presidente do CNTE; A Matemática do Século XXI – Reflexões sobre a Prática Pedagógica, com a professora Ivone Almeida Duvoisin – da Furg; A Importância da leitura e da produção textual na formação do aluno(a) cidadão(ã), com a professora Brenda Maris Scur da Silva – da UCPel, Sexualidade infantil, ministrada pela professora Marlise Flório Real –Ucpel; Desenvolvimento infantil numa perspectiva sócio-histórica, com a professora Magda Floriana Damiani – da FAE/UFPel, e seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil, com o professor Gabriel Junqueira Filho –da FACED/UFRGS. As oficinas pedagógicas trataram de “Como o cinema escreve a história”, “História –das práticas pedagógicas às políticas curriculares”, “ Da África para o Brasil – A história do negro pela dança”,” Projeto de Educação de Jovens e Adultos: Gênero, Educação –Imagens da Mídia e da Arte”, “Projeto de Educação de Jovens e Adultos : As narrativas ficcionais e a produção de conceitos dos campos das Histórias e Geografias nas artes de ensinar e aprender”, “A representação do espaço na criança”, “O processo avaliativo no ensino-aprendizagem da Geografia”, “O uso da Gramática Contextualizada”, “A poesia na sala de aula”, “Produção de materiais em Língua Estrangeira”, “ Construção de tambores para a prática da educação sonora e musical”, “ Arte e Ensino- de processo a conceito”, “Projeto de Educação de Jovens e Adultos: Linguagem teatral – jogos dramáticos”, “Arte Cênica – A integração das artes visuais e da música”, “Criatividade – a revolução na sala de aula”, “ O punhobol nas escolas –mais oportunidades...mais alegria”, “Matemática e tecnologia”, “ Explorando o software grafmat no ensino de funções”, “Matemática – o prazer da descoberta”, “O exercício do pensamento sobre comunicação e resolução de problemas matemáticas”, “ Questão étnico-racial: como abordá-la nos currículos escolares”, “ Desenho como sistema de representação escrita”, “Oficina eco-pedagógica – reaproveitamento de resíduos sólidos”, “ Projeto de Educação de Jovens e Adultos: Leitura e escrita nas séries iniciais – uma perspectiva interdisciplinar”, “ Problemática socioambiental e representação infantil: brincar e descobrir através da Educação Ambiental”, “ Recreação: brincar é coisa séria”, “ Ambiente alfabetizador na Educação Infantil”, “ Berçário: um lugar para viver e aprender”, “ Organização do ambiente escolar”, “ Merenda Escolar – Alimento e serviços indispensáveis”, “ Monitor- saberes e práticas”, “ Controle escolar e assuntos funcionais”, “ A importância da manutenção e conservação na escola”. Para o secretário municipal de Educação, Mauro Del Pino, o Seminário foi um momento de reflexão, de estudo, de repensar as práticas educativas enquanto sujeitos históricos da rede pública municipal. De acordo com ele, com a inserção de cada um de nós no processo histórico da construção da educação municipal, a Prefeitura busca a afirmação de uma prática social cidadã, que levará a uma sociedade mais democrática e socialmente mais justa.