ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Administração e Recursos Humanos

Servidores já podem solicitar empréstimo para receber 13º salário

Prefeitura se responsabilizará pelos juros da operação, que pode ser requisitada em agência bancária ou pelo aplicativo

Por Secom 10-12-2019 | 12:31:19

Servidores que queiram receber o 13º salário neste mês, via empréstimo do Banrisul, já podem solicitá-lo através do aplicativo do banco ou presencialmente nas agências bancárias. A instituição financeira ampliou o horário de atendimento para estes casos e atende o público desde as 9h, a partir desta quarta-feira (11). O empréstimo, cujos juros serão custeados pela Prefeitura, pode ser requisitado até a próxima quarta-feira (18) por servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Saiba o passo a passo para realizar o empréstimo no aplicativo

O Município recomenda que o servidor verifique, o quanto antes, a existência de alguma pendência que possa o impossibilitar de fazer o empréstimo – neste caso, o pagamento do 13º será realizado pela própria Prefeitura. No entanto, aqueles que estiverem inadimplentes devem retirar manifestação formal no banco, comprovando a situação, e apresentá-la até dia 18 de dezembro à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que se encarregará de encaminhar os procedimentos e realizar o pagamento da gratificação até dia 20 de dezembro. 

Cabe ressaltar que o servidor pode optar por não realizar o empréstimo para o 13º. Desta forma, fica assegurado a ele receber o pagamento em dez parcelas sucessivas, devidamente corrigidas, a partir de fevereiro de 2020.

Atualização do cadastro

Os servidores também precisam estar atentos à existência de pendências na atualização cadastral, que precisa estar regularizada para não inviabilizar o empréstimo. A verificação e atualização podem ser feitas pelo aplicativo, através do caminho ‘Meus Dados → Atualização Cadastral’, ou junto à instituição financeira.

Quem tem portabilidade pode realizar o empréstimo?

Sim. O servidor que tiver interesse em requisitá-lo poderá efetuar a operação sem necessidade de cancelar a portabilidade. No entanto, deve comparecer no Banrisul munido de RG, CPF, comprovante de residência atualizado (máximo 30 dias) e contracheques (obtidos no Portal do Servidor) para agilizar a operação. O último item não precisa estar impresso; basta o servidor ter login e senha para acessá-lo no portal. Quem não tiver estas duas informações pode solicitá-las pelo e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, enviando nome completo e CPF. O comprovante de residência pode ser de terceiros, no entanto, deve ter uma declaração de próprio punho no documento, com a assinatura do dono da conta.

Casos de inativos (aposentados) e pensionistas que receberem negativa do banco para o empréstimo

Caso o servidor aposentado ou pensionista tente habilitar-se ao financiamento junto ao Banrisul e lhe seja negado por insuficiência de margem financeira, será necessário apresentar um documento, até dia 18 de dezembro, comprovando a situação ao Prevpel, que atende de segunda a sexta-feira, na rua Padre Anchieta, 2035, das 13h às 18h. O documento deve ser solicitado na instituição financeira. 

Para aqueles aposentados e pensionistas que não se manifestarem até dia 18, será definido, automaticamente, o pagamento do 13º em dez parcelas, acrescido de juros, a partir de fevereiro de 2020. Aposentados e pensionistas com portabilidade podem realizar o empréstimo, mas devem procurar o Banrisul munidos de RG, CPF, comprovante de residência atualizado e contracheque. 

Tags

13º salário, empréstimo, banrisul, ativos, inativos, pensionistas

Carregando 0%
Carregando 0%