Encontro serviu para ouvir os profissionais que trabalham com o turismo e também para apresentar o trabalho da nova secretaria, criada este ano
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 29-04-2025 | 16:48:46
A Secretaria de Turismo (Setur) promoveu na manhã desta terça-feira (29), em sua sede na Estação Férrea de Pelotas, encontro com profissionais que atuam como guias de turismo no município. O objetivo do encontro foi apresentar como será o trabalho desenvolvido pela pasta, ouvir o relato dos profissionais, e pensar coletivamente os caminhos para desenvolver o setor.
O secretário de Turismo, Danilo Rodrigues apresentou a sua equipe de trabalho, e fez um breve relato sobre a secretaria, que foi criada este ano, e que tem a missão de potencializar os atrativos que a cidade possui não apenas na área do turismo histórico e cultural, mas também em áreas de eventos, esportivo, gastronômico, religioso e rural.
Foi apresentado um vídeo institucional que mostra os potenciais turísticos do município, como o centro histórico, charqueadas, museus, parques, igrejas, praia do Laranjal, e zona rural do município.
"Pelotas pela primeira vez que tem uma Secretaria de Turismo exclusiva, antes o setor sempre esteve ligado a outras pastas, e isso é muito importante, mas, ao mesmo tempo, traz uma carga de responsabilidade que estamos dispostos a assumir", disse Rodrigues. “Queremos o dialogo e a contribuição de todos, queremos ouvir e entender, a partir do olhar do empreendedor, guia, turismólogo, do terceiro setor inteiro, e de todos os entes que são nossos parceiros em projetos como o sistema S ( Sebrae, Sesc, Sest, Senat, Senar), e Universidades”.
Como exemplo do que está sendo proposto, o secretário também relatou que a Setur está empenhada em promover atividades que ocorrerão durante o período da Fenadoce, como ações paralelas, que não competirão com a feira, mas servirão para que o turista, que vier para a Fenadoce, fique mais tempo na cidade e também a visite o centro histórico, bares, restaurantes, igrejas, praças e zona rural.
Após a explanação de Rodrigues, ocorreu a participação dos guias, e de empreendedores da área de turismo, em que foram apresentados sugestões e também os pontos que são considerados vulneráveis quanto à promoção do turismo no município, que passa pela deterioração de alguns prédios históricos, e a questão de manter os locais para visitação abertos, principalmente aos feriados e finais de semana. A criação de uma agenda única, e atualizada de eventos com divulgação por aplicativo ou redes sociais também foi apontado como um atrativo para turistas.
A guia de turismo Ana Paula Medeiros destacou a importância de reuniões como esta, com a oportunidade de apontar os problemas e também de sugerir caminhos que possam melhorar o turismo na cidade. O empresário David Jeske ressaltou a importância da criação da secretaria para a promoção do turismo, e apontou também a necessidade da abertura dos prédios do centro histórico durante feriados e finais de semana. “O importante é começarmos, aos poucos, com o que temos, e certamente vamos evoluir”, ressaltou.
O secretário também anunciou que o Sebrae e a Secretaria de Turismo serão parceiros na organização do Seminário de Turismo da Costa Doce, que ocorrerá nos dias 10,11, e 12 de junho no auditório do Sicredi, e que vai contar com palestrantes do Ministério do Turismo, convidados nacionais e a participação de representantes de 23 municípios que compõem a zona sul, além de outros municípios convidados.