Por Divulgação 15-05-2008 | 00:00:00
A exemplo de outros grandes centros, a prefeitura tem buscado qualificar o trânsito de Pelotas com novo sistema de sinalização viária. Recentemente a Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT) passou a adotar novas indicações para orientar pedestres e condutores, em diferentes situações. O mais novo recurso está no cruzamento das ruas Félix da Cunha com General Argolo.
No local, a SSTT implantou uma nova demarcação conhecida como Yellon Box, na linguagem adotada pelos órgãos de Trânsito de Marcação de Área de Conflito (MAC). A pintura em amarelo forma uma retângulo quadriculado e orienta a proibição de parada ou estacionamento na intersecção da via. Em pontos como este o motorista deve passar o cruzamento apenas se houver vaga à frente caso o trânsito esteja lento ou parado, não impedindo a circulação da via transversal.
Segundo o secretário Jacques Reydams, alguns cruzamentos da cidade têm tido o fluxo prejudicado devido ao intenso tráfego em determinados horários do dia. “Estamos implantando pela primeira vez este recurso existente e para alertar os motoristas desse problema e pedimos a atenção de todos para a nova sinalização”, comentou, Reydams, já antecipando que na esquina da rua General Osório com Argolo será o próximo local a receber a nova indicação. O descumprimento deste regramento está sujeito à multa.