Beneficiários passarão a retirar as peças em qualquer Farmácia Popular
Por Tânia Magalhães 07-03-2025 | 10:57:30
A partir de abril, a retirada de fraldas por usuários do sistema de Saúde do Município passará a ser, diretamente, em qualquer Farmácia Popular. O sistema de entrega domiciliar pelos Correios ficará restrito somente a beneficiários que não se enquadrarem no público de abrangência da Portaria 6.613/2025, do Ministério da Saúde, integrado por idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs).
“A medida implementada pelo governo federal, que assume o fornecimento gratuito de fraldas, beneficia o Município com a redução expressiva de gastos que chegam a quase R$ 1 milhão a cada quatro meses. A economia para a Prefietura será revertida para melhor atendimento da população usuária da saúde pública”, pontua o prefeito Fernando Marroni.
As fraldas distribuídas gratuitamente têm, até o fim desse mês, a entrega pelos Correios custeada conforme as faixas etárias dos usuários. De zero a 19 anos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) é o responsável pelo programa. De 20 a 59 anos, o Município, por meio de recursos próprios. De 60 anos ou mais, o programa é atendido pelo Conselho Municipal do Idoso. As fraldas distribuídas aos usuários são adquiridas pelo Município mediante licitação, sendo fornecidas por distribuidoras que atendam às exigências da Prefeitura, expostas no processo.
A Portaria 6.613 de 13 de fevereiro de 2025 do Ministério da Saúde estabeleceu a gratuidade dos medicamentos do elenco do Programa Farmácia Popular do Brasil e fraldas descartáveis para idosos e Pessoas com Deficiências (PCDs) nas farmácias credenciadas, condicionadas à apresentação de receita médica, de profissional da rede pública ou privada.
A gratuidade para acesso às fraldas geriátricas oferecidas pelo governo federal abrange pessoas idosas e PCDs. Esse público terá o acesso ao insumo exclusivamente pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. Em Pelotas, dezenas de estabelecimentos incluem-se na modalidade farmácia popular. Todos os usuários ou responsáveis cadastrados no programa municipal devem colaborarr e alguns já tomaram a iniciativa. É preciso se desligar do sistema atual, acessar o Programa Farmácia Popular do Brasil e procurar o ponto comercial credenciado mais próximo de sua residência para retirar as peças. Não é permitido o benefício pelas duas vias – uma municipal e outra federal.
“Recebemos com muita alegria a notícia que o Ministério da Saúde está criando mais estratégias de apoio aos municípios para que o cuidado com os idosos e PCDs seja de fato integral como preconiza o SUS”, ressalta a secretaria de Saúde, Ângela Vitória Moreira.
Caso o próprio usuário seja pessoa impedida de retirar pessoalmente as fraldas na Farmácia Popular, a Secretaria Municipal de Saúde orienta o responsável quanto à documentação exigida.
É necessário que tenha uma procuração do paciente ou que providencie sua interdição. Nesse caso, o processo é judicial e mais demorado. Enquanto tramita, o usuário não ficará sem receber as fraldas, mas é preciso que o responsável apresente à SMS o documento que comprova abertura do processo.