ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

SME amplia projeto da Merenda Ecológica

Por Divulgação 13-03-2002 | 00:00:00

   A Secretaria Municipal de Educação está ampliando em mais 12 escolas da rede pública, neste primeiro semestre do ano letivo, o programa de Merenda Ecológica iniciado de forma pioneira no ano passado. Segundo o secretário municipal de Educação, professor Mauro Del Pino, serão investidos recursos na ordem de R$ 110 mil reais mensais para implementar na alimentação dos alunos um cardápio de merenda escolar exclusivamente com produtos ecológicos, pelo menos em dois dias da semana.
   O secretário comemora que a SME atingiu os objetivos inicialmente propostos de fixação de recursos da alimentação escolar provenientes do Ministério da Educação, na geração de trabalho e renda para pequenos agricultores da zona colonial da cidade, bem como de poder oferecer aos estudantes da rede a qualidade nutricional, através de alimentos sem venenos ou agrotóxicos. Ainda, de introduzir no currículo escolar a relação dos processos tecnológicos com a qualidade de vida dos produtores , dos alunos , da comunidade e da vida no Planeta.
   Com a iniciativa de implementar a Merenda Ecológica em mais unidades da rede, a SME passa a ofertar este tipo de alimentação para 4243 alunos da rede municipal das 12 novas escolas que serão incluídas, que somadas as quatro que desenvolveram o projeto piloto, somarão 16 as escolas participantes.
   Ingressarão no projeto nestes semestres as escolas municipais de ensino fundamental Dom Francisco de Campos Barreto-Laranjal (150), Eulália Medeiros dos Anjos -Monte Bonito (38), Santa Teresinha-Três Vendas (300), Garibaldi -Colônia Maciel (280), Coronel Alberto Rosa- Santa Silvana (148), Círculo Operário Pelotense (270), Piratinino de Almeida -Areal (600), Joaquim Nabuco -Três Vendas (355), Brum de Azeredo -Fragata (552), Balbino Mascarenhas -Simões Lopes (400), Nossa Senhora de Lourdes- Fragata (930) e Luciana de Araújo -Centro (220).
   No ano passado o projeto da Merenda Ecológica foi desenvolvido nas escolas João da Silva Silveira- Monte Bonito (220), Oswaldo Cruz -Três Vendas (450), Maria Joaquina - Cerrito Alegre (240) e Bibiano de Almeida -Areal (220) , contemplando a 1.130 estudantes.
   A iniciativa da SME de implementar a Merenda Ecológica nas escolas da rede municipal de ensino, destaca o secretário de Educação, conta com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e de diversas entidades vinculadas ao governo estadual e de entidades de agricultores ecológicos, entre as quais a Ascar/Emater - AssociaçãoRio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, Arpa/Sul-Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul, Capa -Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, Ceasa - Companhia Estadual de Silos e Armazéns, secretariais municipais de Qualidade Ambiental e do Desenvolvimento Econômico.
   A novidade nesta etapa do projeto, diz Mauro Del Pino, é a variedade de gêneros alimentícios com a diversidade de cardápios como resultado da expansão da produção agroecológica no município.

Carregando 0%
Carregando 0%