Durante encontro final, professores apresentaram as práticas pedagógicas inspiradas no LEEI que foram desenvolvidas com seus estudantes
Por João Pedro Macedo 30-06-2025 | 15:20:42
A Secretaria de Educação (SME) sediou o seminário de encerramento do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) 2024/2025, quinta-feira (26) no auditório da SME. No encontro final, os professores participantes apresentaram as práticas pedagógicas inspiradas no LEEI que foram desenvolvidas em sala de aula com seus estudantes.
O programa contou com oito encontros formativos sobre o tema, com o objetivo de qualificar os professores da Educação Infantil, por meio do apoio aos docentes no desenvolvimento de trabalhos com as linguagens oral e escrita. A iniciativa amplia as experiências das crianças com a linguagem escrita, destacando as especificidades da primeira infância, compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais.
O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram da iniciativa em 2024. Ela reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.
A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ação que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.