Otávio Peres integra debate sobre políticas municipais de regulamentação do espaço público e de proteção ambiental
Por Roberto Ribeiro 26-09-2025 | 15:04:41
Os quase dez meses na gestão da regulamentação do espaço público da zona urbana de Pelotas foram compartilhados nesta sexta-feira (26) em Porto Alegre pelo secretário de Urbanismo, Otávio Peres. O titular da Seurb foi um dos convidados pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e Observatório das Metrópoles a compor a “Mesa de experiências municipais: Pelotas, Gramado e Vale do Taquari”. A agenda integra a programação do evento “Olhares sobre o planejamento urbano e a adaptação climática das cidades”, que começou quinta-feira no auditório da Escola Superior do Ministério Público, capital do Estado.
Peres abordou 11 tópicos no debate, além de exibir o estudo Pelotas 4M, de proteção contra as cheias, que serviu de base para a publicação do Decreto 7072, mês passado, que regulamenta artigo do plano diretor sobre construção em áreas baixas do município. Políticas de planejamento participativo em conselhos do Plano Diretor e Popular da cidade, do plano de aplicação integrada de compensatórias, a segregação socioespacial bem como a proteção de comunidades tradicionais ribeirinhas também mereceram destaque na participação do secretário de Urbanismo.
Compuseram a mesa a professora de Arquitetura e Urbanismo, mestre em Design Estratégico pela Unisinos, Isabele Colusso, e os secretários municipais de Meio Ambiente e de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas de Gramado, Cristiane Bandeira da Silva e Rafael Barros Bazzan, respectivamente. A diretora de Planejamento Urbano da Seurb, arquiteta Aline Xavier, também participou do evento.
Foto de capa: Divulgação/Seurb