5ª edição do projeto, realizada no domingo, registrou sucesso de procura por serviços de saúde
Por Tânia Magalhães 01-09-2025 | 10:42:24
A 5ª UBS na Rua em Pelotas, realizada no domingo (31), no parque Dom Antônio Zattera, registrou sucesso de procura da população por serviços oferecidos na área da saúde. Foram prestados 88 atendimentos médicos e de enfermagem, pela facilidade encontrada para acesso aos profissionais, sem a necessidade de agendamento. Ainda não há data e local definidos para a 6ª edição do projeto, mas a diretoria da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está se preparando para iniciar a organização.
A UBS na Rua é desenvolvida pela Prefeitura de Pelotas, que proporciona à população, em locais estratégicos da cidade, acesso direto a serviços de saúde pública e gratuita prestados pelas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o balanço da 5ª edição, a presença do projeto Médicos de Rua reforçou de forma significativa os atendimentos – dos 88, 30 transcorreram com os profissionais dessa equipe.
Além dos atendimentos médicos e de enfermagem, foram realizados 104 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS), 20 auriculoterapias, uma visita domiciliar e 41 doses de vacina aplicadas
Participaram da UBS na Rua no parque Dom Antônio Zattera a diretoria da Atenção Primária da SMS, redes temáticas da Secretaria, a UBS Sansca, Consultório de Rua, PrepPel e parceria da Universidade Católica, com o programa de extensão Médicos na Rua.