ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Usuários do Caps confraternizam

Por Divulgação 28-12-2005 | 00:00:00

O grupo vocal Esperança, que reúne usuários dos serviços de saúde mental do município, abriu hoje (28) à tarde a programação da mostra de talentos promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Caps Escola para encerrar as atividades deste ano. Interpretando de maneira irreverente a música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, o grupo iniciou a animação da festa, realizada no ginásio Arena, que também comemora os quatro anos de fundação da Associação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental.

O evento, que reúne usuários dos sete Caps mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde e seus familiares, é mais uma das atividades desenvolvidas visando à integração e reinserção social, celebrando ainda as festividades de fim de ano. À tarde, cerca de 300 pessoas participaram de baile, com animação da banda Grupo Felizarte. Caps

Através da Coordenadoria de Saúde Mental, a SMS mantém sete Caps, que são serviços substitutivos, abertos, comunitários e regionalizados de acordo com os grandes bairros de Pelotas. Cada centro atende uma média de 250 usuários, entre tratamento intensivo, semi-intensivo ou não. Os cuidados com Saúde Mental ocorrem em dois níveis de atenção prestados ao portador de transtornos mentais: os primeiros cuidados são realizados nas unidades de básicas de saúde e os serviços especializados nos Centros.

A Prefeitura iniciou suas primeiras ações em Saúde Mental em 1991, orientada pelas diretrizes da Reforma Psiquiátrica, que vinham acontecendo no mundo todo. Esta defende o resgate da cidadania da pessoa portadora de transtorno mental.

Hoje, a equipe da Saúde Mental da SMS busca leitos psiquiátricos em hospitais gerais, inserção da pessoa no mercado de trabalho, formal ou informal, com a criação de cooperativas sociais, implantação dos serviços residenciais terapêuticos - SRT para pessoas sem apoio sócio-familiar; criação dos centros de convivência na comunidade integrando pessoas que participam de serviços que desenvolvem ações sociais, urgência e emergência em Saúde Mental 24h e serviço ambulatorial.

Carregando 0%
Carregando 0%