As aplicações serão realizadas no sábado (23), no drive-thru do Centro de Eventos e na Escola Estadual Coronel Pedro Osório. A partir de segunda-feira (25), estarão disponíveis nos pontos fixos de vacinação
20-10-2021 | 16:00:48
A faixa etária de pessoas que poderão se vacinar contra a Covid-19 foi ampliada mais uma vez. Jovens de 14 anos ou mais estão aptos a iniciar o esquema vacinal, de acordo com o novo cronograma divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (20).
Os imunizantes estarão disponíveis para esse grupo no sábado (23), no drive-thru do Centro de Eventos e na Escola Estadual Coronel Pedro Osório, localizada no Centro e, a partir de segunda-feira (25), nos pontos fixos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro), que atendem a síndromes gripais, no Laboratório Municipal e no Shopping Pelotas.
Drive-thru – Centro de Eventos das 9 às 17h
- Sábado (23) - 1ª dose para pessoas com 14 anos ou mais
Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h
- Sábado (23) - 1ª dose para pessoas com 14 anos ou mais e 3ª dose Idosos com 60 anos
Para jovens de 14 a 17 anos, será utilizado o imunizante Pfizer. As demais faixas etárias será a vacina que estiver disponível.
- De segunda a sexta-feira
* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)
* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17 às 21h
- Documento de identidade;
- CPF ou Cartão SUS;
- comprovante de residência ou declaração de moradia assinado pelo proprietário; e,
- declaração assinada pelos pais ou responsável legal autorizando que o jovem receba a imunização.
Declaração dos pais ou responsável legal
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que todos os jovens deverão apresentar a declaração que autoriza a imunização e, preferencialmente, devem comparecer com os pais ou responsável legal. Aqueles que não estiverem acompanhados, obrigatoriamente, deverão apresentar o documento preenchido e assinado. Assim como o comprovante de vacinação, a autorização também está disponível nos pontos de aplicação e, ainda, poderá ser acessada no site do coronavírus para impressão.
A SMS esclarece que, como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.