Solenidade realizada no Largo do Mercado Central também marcou o início da Feira Municipal do Pêssego, com bancas de produtores no Centro e em diversos bairros da cidade
Por Micael Carvalho 01-12-2023 | 16:31:15
No fim da manhã desta sexta-feira (1º), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, participou da abertura oficial da 10ª Quinzena do Pêssego. Com a participação de autoridades e produtores rurais, a cerimônia marcou também o início da Feira Municipal do Pêssego. As atividades se estendem até o próximo dia 15 de dezembro com bancas de comercialização no Centro e em diferentes bairros.
Idemar parabenizou os produtores e destacou a importância da fruta para o desenvolvimento e para a história do Município. “Estamos abrindo hoje a Quinzena do Pêssego e, ao mesmo tempo, dando início a mais uma Feira Municipal do Pêssego. É preciso destacar aqui, que esse fruto faz parte da história de Pelotas. Nosso município é o maior produtor de pêssego no país, o que nos leva a sempre parabenizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos nossos produtores rurais”, pontuou o vice-prefeito.
Durante a Quinzena do Pêssego o fruto é amplamente comercializado, especialmente em razão da presença de bancas de produtores em diversos locais da cidade. Os números da edição de 2022, por exemplo, ultrapassaram a marca de comercialização de dois mil quilos da fruta in natura, fora os índices de venda de produtos produzidos com o pêssego, como sucos, cucas e geleias.
A 10ª Quinzena do Pêssego é organizada pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e conta com o apoio da Embrapa, Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul e Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas.
De segundas a sábados – Largo do Mercado Central
Segundas-feiras – Terra Nova, avenida 25 de Julho
Terças-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves
Quartas-feiras – avenida Fernando Osório, entrada da Lindóia
Quintas-feiras – avenida Senador Salgado Filho, próximo à Havan
Sextas-feiras – avenida Dom Joaquim, esquina rua Gonçalves Chaves