Operação da unidade eleva índice de efluente tratado no município para aproximadamente 40 por cento
Por Matheus Cabistany 24-04-2025 | 16:33:04
O Sanep iniciou a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, nesta quinta-feira (24), na presença do prefeito Fernando Marroni. A unidade, localizada na avenida Francisco Caruccio, bairro Três Vendas, possui capacidade para tratar 100 litros por segundo. Com o incremento, Pelotas passa a ter 40% do efluente tratado — praticamente o dobro em relação ao índice anterior. Sua área de atendimento abrange a zona Norte do município.
O avanço representa um marco importante para cumprir a meta de chegar a 90% do esgoto tratado até dezembro de 2033. Segundo o chefe do Executivo, a expectativa é viabilizar em breve a construção das ETEs Engenho e Simões Lopes para aproximar Pelotas desse objetivo.
“O Sanep está cumprindo as metas estabelecidas com relação ao esgotamento sanitário. Estão projetadas essas duas Estações de Tratamento. Estamos aguardando a aprovação da Câmara de Vereadores do financiamento, com valor de R$ 125 milhões, para evoluirmos em saneamento, saúde pública e preservação do meio ambiente”, destacou Marroni.
A ETE Novo Mundo recebe o efluente coletado pelo Coletor Geral CG-3, com início na avenida Fernando Osório. Essa estrutura conduz o esgoto de regiões das Três Vendas, como o Lindóia, Pestano, Quartier, Santa Terezinha e Sítio Floresta, até a unidade de tratamento. A estação adota o processo de lodos ativados, considerado o mais moderno e eficiente modelo praticado no país.
A autarquia planeja acelerar as obras de entroncamentos necessários para conectar o restante das redes de esgoto ao CG-3, explicou o diretor-presidente Ellemar Wojahn.
“O Sanep está fazendo um grande esforço para ampliar o volume de esgoto conduzido à ETE Novo Mundo, que já é expressivo. Felizes por dar este grande passo hoje para o saneamento básico do município”, comentou.
A projeção é de alcançar entre 80% e 85% de tratamento de efluentes com a entrada em funcionamento das outras duas ETEs previstas, para as quais a obtenção de recursos financeiros passa pela aprovação do poder legislativo.
Conforme a legislação municipal vigente, a tarifa de esgoto é progressiva, baseada no consumo medido de água. Para imóveis com esgoto coletado, é calculado 60% do valor pago pela água consumida. Quando o esgoto é coletado e tratado, passa a ser cobrado 80 por cento. De acordo com dados da superintendência administrativa do Sanep, cerca de 17,5 mil residências situadas na zona Norte do município, atendidas pela ETE Novo Mundo, terão a tarifa de esgoto ajustada para 80% a partir da conta com vencimento em junho.