Dado foi apresentado na reunião do IBGE na Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura
Por Tânia Magalhães 15-05-2025 | 11:45:43
A reunião bimensal promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-Pelotas), realizada nesta semana, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, para apresentação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do município, teve como destaque a constatação do aumento, em cerca de 14%, da área cultivada com fumo na colônia de Pelotas.
Segundo a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge, a expansão da área reflete a intenção do produtor de trabalhar com produção com comercialização garantida – o fumo é uma delas e cerca de 1.500 famílias o mantêm como principal cultura e fonte de renda. A área cultivada passou de 3.500 para 4.024 hectares na zona rural local.
A apresentação dos levantamentos sistemáticos da produção agrícola supre órgãos técnicos com informações sobre as principais culturas, para definição de estratégias de apoio aos produtores.
Participaram do encontro, representando a SDR, Rejane Jorge, Paulo Trajano e Manoel Jacottet. Pela Emater-RS, esteve presente Luciano Ossanes,, Paulo Kosby pelo Banco do Brasil, e a reunião foi coordenada por Oscar Neto, do IBGE, acompanhado por técnico.