Ação discutiu a importância das Redes de Atenção à Saúde no município
Por Secom 20-03-2024 | 16:11:54
O encontro mensal de Educação Permanente em Saúde dos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu na terça-feira (19), no Senac Pelotas. A ação, que decorre conforme o cronograma do Núcleo de Serviço Social (Nuseso/SMS), abordou a temática Integralidade do Cuidado: Territórios, Redes e Acessos, com a palestrante e enfermeira Inês Soraia Marques.
O evento apresentou a importância das Redes de Atenção à Saúde na garantia ao acesso e resolutividade, como a integração de ações e a promoção da saúde por meio de ações preventivas, tratamentos e reabilitação. Conforme a enfermeira Inês Marques, a integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), busca garantir um olhar do sujeito em sua totalidade, considerando o contexto social, familiar e comunitário do indivíduo.
Também foi destacada na reunião, a importância dos dados epidemiológicos e a realidade territorial de cada ação, com pensamentos estratégicos e avaliação periódica do trabalho desenvolvido pelas categorias. A palestra foi encerrada após uma reflexão do assistente social enquanto profissional de saúde, oportunizando o acesso aos usuários com maior complexidade e menor possibilidade, além de englobar o domicílio como parte da Rede, afinal é onde o processo de saúde e doença têm origem.