Investimento de R$76 mil visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais no combate às endemias
Por Carolina Abreu 11-04-2025 | 11:30:25
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou nesta quinta-feira (10), novos uniformes aos agentes de combate às endemias. O investimento foi de R$ 76.060,50 para uniformizar os 80 profissionais em atividade. O kit é composto por coletes, calças, bonés e botinas — itens já recebidos pelos agentes —, além de mochilas, que devem ser entregues na próxima semana. A última renovação dos uniformes havia ocorrido em abril de 2022.
Com atuação fundamental na prevenção e controle de doenças como a dengue, os agentes realizam a busca ativa de focos do mosquito Aedes aegypti, orientações à comunidade, aplicação de produtos químicos como o Fludora, instalação e monitoramento de armadilhas (ovitrampas), vistorias relacionadas a zoonoses e ações educativas nas escolas, por meio do projeto “Zooando”.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto, ressaltou a importância da categoria: “Sem agente de combate à endemia não existe prevenção. Eles são fundamentais em todo o contexto. Eles estão na linha de frente, eles que detectam os focos, que sabem onde está o mosquitinho, onde está a vulnerabilidade. São essenciais na linha de frente da saúde pública.”
Com o novo fardamento, a SMS busca reforçar as condições de trabalho da equipe, que tem desempenhado papel fundamental no enfrentamento às endemias no município.