Coquetel no Salão Nobre do Palácio do Comércio formalizou a tradicional entrega de títulos da instituição
14-09-2018 | 14:42:35
Os 145 anos de atuação da Associação Comercial de Pelotas (ACP) foram celebrados com um coquetel nesta quinta-feira (13), no Salão Nobre do Palácio do Comércio. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz prestigiaram a noite de comemoração, marcada pela entrega de títulos que homenageiam Ramiro Rodrigues, fundador do Café Aquários, como Comerciante do Ano; a Associação Escola Louis Braille, como Instituição Amiga de Pelotas; e a empresa Safras & Cifras, na categoria Mérito de Serviço.
“Dos seus 206 anos, a cidade só viveu 61 sem a ACP, portanto, ela se mistura com a história de Pelotas e representa a nossa força empreendedora, que nos faz evoluir. A Associação é um patrimônio de todos os pelotenses e corresponde ao setor responsável por uma das maiores alavancas do PIB municipal”, ressaltou a prefeita.
A solenidade reuniu autoridades municipais, militares e civis, além de colaboradores, associados, homenageados e seus familiares. Mauro Bom, presidente da ACP, considerou a noite especial por congregar capacidade empreendedora, administrativa e de gestão, o que culmina em resultados positivos e sustentáveis. “Não haverá sociedade desenvolvida sem empreendedores e gestores competentes”, acrescentou.
A chefe do Executivo Municipal se reportou aos homenageados deste ano, destacando o compromisso social inerente ao trabalho da Escola Louis Braille; a atuação da Safras & Cifras que, com quase três décadas de história, gera desenvolvimento regional, empregos e renda; e a tradicional presença do Café Aquários na esquina democrática do Centro de Pelotas, reconhecido como patrimônio cultural do município.
“Cada um com seu perfil, orgulha a nossa cidade e região, e nos dão a confiança de que seguimos em direção a um futuro melhor, com gente talentosa e que sabe trabalhar”, apontou Paula.
O troféu de Instituição Amiga de Pelotas deste ano foi concedido à Escola Louis Braille e entregue ao presidente da entidade, Dilmar Rodrigues. Com 66 anos de atuação, dedica-se ao atendimento a pessoas com deficiência visual e presta serviços voltados à educação, estimulação e reabilitação da visão. Hoje, cerca de 260 alunos estão matriculados e, aproximadamente, 1.500 pessoas já passaram pelo Centro de Reabilitação Visual – que atende o público de 20 municípios da Zona Sul.
Especializada em assessoria e consultoria agropecuária, a empresa homenageada com o título Mérito de Serviços, Safras & Cifras, trabalha em 15 estados brasileiros e conta com uma equipe com mais de 130 profissionais. Com sede em Pelotas há 28 anos, atende cerca de 1.500 famílias e empresários rurais brasileiros. O fundador Cilotér Iribarrem recebeu o troféu em nome da instituição.
Ponto de referência na cidade e destino frequente de milhares de pelotenses, há 48 anos, o Café Aquários, localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, foi motivo da homenagem de Comerciante do Ano, concedido ao seu fundador, Ramiro Rodrigues. Os seus filhos Cármino e Cristine receberam o troféu, que valoriza o estabelecimento reconhecido, em julho de 2017, como patrimônio histórico e cultural de Pelotas.
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.