ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação

Atletas de Pelotas conquistam ouro em Paralimpíadas Escolares

Prefeitura apoiou a participação dos paratletas em evento nacional que ocorreu em São Paulo

Por Tatiana de la Torre 29-11-2021 | 16:49:44

Os dois estudantes de Pelotas que participam da 14° edição das Paralimpíadas Escolares 2021, em São Paulo, conquistaram medalhas de ouro, ficando em primeiro lugar em provas de atletismo e natação. Considerado o maior evento esportivo do mundo, para jovens com deficiência em idade escolar, este ano contou com a participação de 900 paratletas de todas as regiões do país. Os campeões pelotenses foram acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que também atuaram como membros do Comitê Paralímpico Brasileiro e na Seleção Gaúcha de Atletismo Paralímpico.

A aluna do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille, Doris Santana de Andrade, 14 anos, conquistou o ouro na prova dos 1.000 metros rasos e bronze na dos 75 metros rasos da modalidade de Paratletismo. A jovem é paratleta da classe deficiente visual total e já havia ganhado título nas paralimpíadas escolares de 2019 na prova de 800 metros rasos.

O outro campeão é Arthur Franco Campos de 17 anos, aluno do Colégio São José, que conquistou ouro nos 100 metros peito de Paranatação, e bronze nos 400 metros livre da mesma modalidade. Arthur é paratleta da classe amputado (membros inferiores). O jovem é o primeiro atleta deficiente físico a representar o Município em eventos paralímpicos.

Jovens pelotenses conquistam o ouro em Paralimpíadas Escolares. Fotos: Divulgação/Smed

Participaram do evento os coordenadores do projeto de Paradesporto de Pelotas, Kátia Berni, que atuou também como classificadora funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro, e Huibner Machado da Silva, integrando a comissão técnica da Seleção Gaúcha de Atletismo Paralímpico. O professor de Educação Física do Colégio Municipal Pelotense, Ingo Stumm Júnior, acompanhou os estudantes pelotenses nas competições.

Live

Nesta semana, o programa de entrevistas ao vivo - Sentindo o Paradesporto -, apresentado pelos professores Kátia e Huibner, receberá os jovens medalhistas. O tema será a experiência na participação do evento nacional, como a preparação dos atletas, os bastidores e a emoção da conquista dos títulos. O programa será apresentado na sexta-feira (3/12), às 19h no facebook.com/desportopelotas.

Tags

paralimpíadas, atletismo, paratleta, desporto

Carregando 0%
Carregando 0%