Dado foi apresentado pelo Observatório de Segurança Pública durante reunião do GGI-M Mulher
Por Roberto Ribeiro 16-04-2025 | 18:51:27
Pelo menos 80% dos casos de violência doméstica em Pelotas em 2024 foram registrados pelas forças de segurança. A informação é do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A estimativa é de que tenham sido, no total, 3,1 mil ocorrências no município no ano passado.
Os dados foram apresentados no Paço Municipal durante a reunião do GGI-Mulher, na tarde de terça-feira (15). A reunião liderada pela vice-prefeita Daniela Brizolara, contou com a participação da secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, do secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, além de representantes da Brigada Militar (Patrulha Maria da Penha), Guarda Municipal, Polícia Penal e do Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram).
“Estamos aqui pelo mesmo objetivo, fazer o enfrentamento da violência contra a mulher, tenho certeza absoluta da importância de nos comunicarmos, nos integrarmos e estabelecermos troca, porque em separado, individualmente, não vamos conseguir avançar”, disse a vice Daniela Brizolara.
De acordo com o coordenador do Observatório, José Mário da Silva Junior, vale o registro de que as notificações de crimes como violência doméstica, por exemplo, alcançam percentual expressivo, o que demonstra maior confiança das mulheres que sofrem agressão dentro de casa em fazer a denúncia. O estudo mostra também, ele observa, queda no descumprimento de medidas protetivas e de casos de perseguição. “Ainda há muito o que melhorar, mas é importante que as mulheres continuem notificando para que esses dados sejam a base do planejamento de políticas públicas que a Prefeitura irá adotar, via Secretaria [de Políticas para as Mulheres], para fazer esse enfrentamento”, disse.