A reunião virtual debateu o Plano Municipal de atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 18-04-2025 | 09:16:47
Na última quinta-feira (17), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), participou da primeira palestra direcionada ao Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas. A palestra, transmitida ao vivo do Rio de Janeiro, foi ministrada por Saulo Albuquerque, representante do escritório da Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas (OIM).
A elaboração do Plano Municipal é uma das prioridades estabelecidas pelo Comitê após a conquista, neste ano, do Selo MigraCidades – reconhecimento concedido pela OIM e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) à municípios comprometidos com a governança migratória.
Durante o encontro, foram discutidos temas como as metodologias de elaboração de planos, exemplos de boas práticas adotadas por outros comitês e a relevância da participação social no processo.
“É muito significativo que Pelotas esteja liderando esse processo de forma tão ampla, envolvendo não apenas a administração pública, mas também outras instituições e a sociedade civil. Esse é o caminho para construirmos políticas públicas mais justas, representativas e efetivas”, afirma Esmeralda Faria, diretora de Relações Internacionais da Prefeitura.