Por Divulgação 11-01-2006 | 00:00:00
Um passeio pelos municípios que margeiam as Lagoas dos Patos e Mirim e outras cidades próximas. É com o tema “Na Costa Doce revivendo nossa história, cavalgamos pela tradição”, que dezenas de homens, mulheres e até mesmo crianças vão percorrer cerca de 200 Km, na 7º Cavalgada Cultural da Costa Doce, a partir do dia 14 deste mês. O evento tem a promoção e realização da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce (ACCCCD) e faz parte do Calendário da Programação de Verão 2006 de Pelotas.
A primeira etapa da cavalgada compreenderá os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã e Vila Pacheca. A concentração se dará no CTG Gomes Jardim, em Guaíba, dia 14 de janeiro, quando acontecerá o acampamento. No dia 15, a cavalgada terá início às 6h30min em direção à Metade Sul.
A segunda etapa vai compreender as localidades de São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas. O encontro será dia 19 de janeiro, no Hotel Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, para o acampamento. A partida será no dia 20 de janeiro, às 6h30min, em São Lourenço do Sul.
O valor referente à inscrição deverá ser depositado no Banco do Brasil, Agência 0327-1; Conta Corrente 7381-4, São Lourenço do Sul. O valor que corresponde ao percurso total da cavalgada é de R$ 120,00 e também deve ser depositado na mesma Agência e Conta Corrente. Os valores estarão sujeitos à alteração, em função de diferenças cambiais ou por necessidade da organização do evento. Já a inscrição feita, concretizada com o devido pagamento, não sofrerá reajustes. No site do INEMA – www.inema.com.br -, no ícone calvalgada (Costa Doce), é possível se obter mais informações com relação aos depósitos.
Para Luiz Oscar Carvalho Azevedo, um dos organizadores do evento, a cavalgada é momento de lazer unido à cultura. “Neste resgate das trilhas feitas pelos tropeiros, resgatamos, ao mesmo tempo, a cultura riograndense. A cavalgada permite, ainda, que as novas gerações participem da tradição de forma correta, além de ser um ótimo para controlar o estresse.
O evento tem como Apoiadores Master Banco do Brasil; Farmácia Princesa; Vonpar/ Coca-Cola; RBS TV/ Pelotas; EMATER-RS-ASCAR; INEMA; SEBRAE-RS; UCPel e Ipiranga e conta com os Apoios da Prefeitura Municipal de Pelotas (e demais prefeituras das cidades que integram o percurso); ABCCCrioulos; Núcleo Sudeste CCCrioulos; Hotel Fazenda do Sobrado; Cela – Estância Laranjal; Cabanha Santa Edwiges; Abastecedora Avenida; Casarão Remates; Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Josapar – Joaquim Oliveira S/A Participações e Jornal Diário Popular. Informações complementares podem ser obtidas através do Folder da 7º Cavalgada, distribuído nas correarias dos municípios.