Mais sete comunidades vulneráveis de Pelotas vão receber ações educativas, oficinas de artesanato e dança e apresentações de teatro infanto-juvenil
Por Joice Lima 14-04-2025 | 15:50:50
A Semana da Cultura LPG continua nesta quarta (16) e quinta-feira (17), com mais cinco atividades culturais, gratuitas e abertas ao público, que serão levadas a sete comunidades vulneráveis do município. Oficinas de dança e artesanato, ações educativas e uma peça de teatro infanto-juvenil vão ser oferecidas aos moradores da Balsa, Bom Jesus, Pestano, Areal, Fragata, Três Vendas e Colônia Z3. Organizada pela Secretaria de Cultura (Secult), a Semana da Cultura LPG é financiada com recursos do Ministério da Cultura (MinC) - Lei Paulo Gustavo.
Um Curso Afro de Dança e Teatro: Pedagogias Afrocentradas no Ensino da Rede Pública de Pelotas (dança)
Quarta-feira (16)
Turno I: 10h às 12h; Turno II: 13h às 17h30; Turno III: 18h às 21h, na EMEF Ferreira Vianna (Balsa)
O projeto integra práticas afrocentradas no ensino da rede pública de Pelotas, utilizando a dança e o teatro como ferramentas pedagógicas para fortalecer identidades, combater o racismo e promover a valorização das culturas afro-brasileiras, garantindo que os estudantes tenham acesso a conhecimentos e práticas que reflitam a diversidade e a ancestralidade da sociedade brasileira.
Entre Nós – Oficinas de macramê (artesanato)
Quarta-feira (16), às 14h – na UBS Bom Jesus
Quinta-feira (17), às 9h – no Cras fragata
Quinta-feira (17), às 14h – no Cras Três vendas
O Projeto Entre Nós oferece oficinas gratuitas de macramê e convida as mulheres a tecer em círculo, resgatando este costume ancestral como forma de expressão, conexão e autonomia.
Kara Cara a Cara com o Zé – Enfrentando Fake News (peça teatral infanto-juvenil)
Quarta-feira (16), às 10h20 na EMEF Francisco Caruccio (Pestano)
Quinta-feira (17), às 15h na EE Adolfo Fetter (Fragata)
Uma produção da Você Sabe Quem (VSQ) Cia de Teatro. Sinopse da peça: Quando Kara recebe a visita do carteiro, ele se coloca em uma missão perigosa, e deverá entregar a carta para o terrível Zé Murieta. Enfrentando seu medo, Kara seguirá seu caminho em busca da casa de Zé. Porém nem tudo é o que parece e, juntos, deverão ajudar a salvar a fauna e a flora da rua.
Vivência do Sopapo nas Escolas (ação educativa)
Quarta-feira (16), das 9h35 às 11h05, na EMEF Olavo Bilac – à rua Prof. Paulo Zanota da Cruz, 276 (Fragata)
Quarta-feira (16), das 19h às 20h30, na EMEF Francisco Caruccio (CAIC) – à avenida Leopoldo Brod, 3.220 (Pestano - Três Vendas)
Quinta-feira (17), das 8h30 às 10h, na EMEF Cecília Meireles – à rua Prof. Souza Lobo, 440 (Areal)
A história do tambor de sopapo é contada através de uma roda de conversa entre o Mestre José Batista, professores e alunos. Inclui exposição do tambor e de fotografias, atividades práticas e pedagógicas, como a construção de um mini sopapo com itens de artesanato para que cada aluno leve para casa uma lembrança desse dia especial.
Caminhar, fotografar, escrever e pensar sobre o território: Resgate das memórias e histórias da Colônia Z3 (ação educativa)
Quarta-feira (16) e quinta (17), turno da tarde, na Escola Almirante Raphael Brusque (Colônia Z3)
Oficina de arte envolvendo caminhada, escrita, fotografia e produção de zines. A iniciativa busca resgatar memórias e histórias locais, incentivando a relação dos alunos com o território. Utilizando o jogo (Des)Orientação, os participantes explorarão o ambiente e produzirão textos e imagens. A proposta interdisciplinar visa fortalecer o pertencimento comunitário e empoderar os alunos por meio da arte e da escrita.