ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Semana da Cultura LPG traz nove atividades entre sexta e sábado

Apresentações de teatro, música e dança e oficinas de música e literatura e música serão oferecidas em seis comunidades vulneráveis de Pelotas

Por Joice Lima 15-04-2025 | 18:07:50

Nesta sexta (18) e sábado (19), mais seis comunidades vulneráveis de Pelotas receberão nove atividades culturais dentro da Semana da Cultura LPG, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult) e financiada com recursos do Ministério da Cultura (MinC) - Lei Paulo Gustavo. Oficinas de música e literatura e apresentações de teatro, dança e música serão oferecidas no Navegantes, Cohab Tablada, Dunas, Balneário dos Prazeres e Centro. 

Confira o que vai acontecer nesta sexta (18) e sábado (19):

Laddy Dee Canta “Cores” (música)

Sexta-feira (18), às 20h, no Paraíba Eventos – à rua Dona Darcy Vargas, 462 – Navegantes

A rapper Laddy Dee canta “Cores”, seu EP lançado em 2023, em um show onde também apresentará músicas do EP “Laddy Dee” e do álbum “Joia Rara”. As produções recentes da cantora ganham corpo em novos arranjos, sob a direção musical de Chris Lemos, que junto aos músicos Gabriel Soares e DJ Luan, forma a banda do show “Cores”. Dedicado a Denis Vieira, carnavalesco e irmão de Laddy, o evento contará com a poesia de Marielda Medeiros, participações especiais de Dix, Julie Schiavon e Zombie Johnson, e discotecagem de DJ Luan após o show. Evento com presença de Tradutoras e Intérpretes de LIBRAS. Ingressos a preço social.

Scotch 33 (teatro)

Sexta-feira (18), às 18h30, no Espaço Kacha Preta (rua Alberto Ferreira Ramos, 40, Cohab Tablada)

Domingo (20) e segunda (21), às 18h30, na Praça CEU Dunas (rua 15, 165, Dunas)

Sinopse: Entre escolhas dolorosas e perdas irreversíveis, Mary revisita seu passado na tentativa de encontrar sentido em sua existência. Inspirada em Frankenstein, em meio a um mundo de solidão, culpa e busca pela definição de uma identidade, Scotch 33 questiona até que ponto somos livres ou apenas produtos das circunstâncias. Presença de uma intérprete de LIBRAS. A entrada para as apresentações é gratuita e o público será acomodado por ordem de chegada, com prioridade para os moradores do bairro.

Nem tudo é sobre o amor (teatro)

Sexta-feira (18) e sábado (19), às 19h, no Clube Cultural Chove Não Molha, à rua Benjamin Constant, 2.118 (Centro) 

Peça teatral. Sinopse: Três desconhecidos se encontram em um casamento nada ortodoxo e começam a conversar sobre as possibilidades do amor (ou a falta dele) para pessoas pretas enquanto bebem, fofocam e julgam os outros convidados da festa.

Pedagogias queer-trans corpóreas - Oficina dissidente para corpes marginalizados (teatro/performance)

Dias 18, 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 13h 

Local: Espaço Kacha Preta - Rua Alberto Ferreira, 40 - Cohab Tablada (Três Vendas)

Oficinas ministradas por pessoas transgênero. Em quatro dias, os participantes explorarão teorias e práticas queer nas artes, incluindo teatro, dança e palhaçaria. A programação inclui uma introdução sobre identidade e história LGBTQIA+, tendo no decorrer dos encontros o estímulo à criação artística visual, transdramaturgia, dança contemporânea e palhaçaria sob o viés queer do fracasso.

“Espírito do som – workshop de identidade visual e capas de disco para artistas do design e da música” (oficina)

Sábado (19), das 15h às 18h (180 min.), no Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD) – Av. Ulysses Guimarães, 2.057

Workshop sobre produção de capas de discos, de identidade visual e de organização de portfólio destinado para artistas, designers, músicos e produtores culturais.

Mostra Pel de Danças Urbanas (dança)

Sábado (19)

Às 10h30, workshop e roda de conversa “HipHop Dance”, ministrado por Jean Guerra (Alvorada/RS) - inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Às 17h, Mostra Pel de Danças Urbanas, onde participam coreografias, previamente selecionadas por Jean Guerra e Carini Pereira (Canoas/RS), além de dois grupos convidados.  

Local: Praça Ceu Dunas – à rua 15,165, bairro Dunas 

É um evento de formação e fruição de diferentes gêneros de Danças Urbanas, que valoriza as produções de Pelotas. A entrada é gratuita, com reserva de lugares para entidades assistenciais.

1ª Oficina Literária “Autora e Protagonista” (literatura)

Sábado (19), das 16h às 22h

Segunda ( 21), das 20h às 23h

Local: o endereço será repassado apenas para as participantes no grupo fechado do WhatsApp, visto que a atividade deve contar com mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de vulnerabilidade física e emocional, para que se sintam à vontade em participar e seguras. 

Oficina gratuita, exclusiva para mulheres maiores de 18 anos. Através do livro "Seja uma Mulher Restaurada", a escritora Graci Oliveira irá proporcionar um espaço seguro e acolhedor para troca de vivências, identificação de marcas emocionais, padrões de abuso e violência doméstica. Busca elevar a autoestima e proporcionar que as participantes se reconectem consigo mesma através da escrita criativa.

Mano Rick Amplifica – Show (música)

Sábado (19), às 18h, na Quadra do CDD Dunas, à avenida Ulysses Guimarães, 2.057 – bairro Dunas

“Amplifica” é a performance em que Mano Rick visita seus clássicos, explora novas sonoridades e apresenta músicas inéditas, junto de algumas participações. Neste formato é proposto uma abordagem sonora que parte do rap clássico, representado nos toca-discos do dj, em fusão com a guitarra elétrica. O show conta com a abertura de DJ Luan.

BatuCantada no Barro Duro: Carnaval e a Cultura do Sopapo (oficinas e apresentação musical)

Sábado (19)

Às 16h, Oficinas de percussão com a Mestra Vanessa Ramos, canto com Leu Kalunga e dança/performance por Gessi Konzgen, na sede da Banda Bonde dos Boloduchos, – Balneário dos Prazeres (Laranjal)

Às 17h, Oficina com Mestre Griô Dilermando Freitas na sede da Banda Bonde dos Boloduchos – Balneário dos Prazeres (Laranjal)

Às 18h, apresentação do Bloco da BatuCantada, na Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres (Laranjal)

Às 19h, Batu convida Banda Bonde dos Boloduchos, na Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres (Laranjal)

O projeto promove oficinas e apresentações musicais voltadas à valorização do tambor Sopapo e das tradições carnavalescas. O evento celebra a identidade cultural afro-brasileira por meio da música e da dança, reforçando a importância do Sopapo na cultura popular e a força e protagonismo das mulheres atuantes no carnaval da cidade.

Tags

semana lpg, cultura, comunidade, teatro, música, oficinas

Carregando 0%
Carregando 0%