ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação

Do sedentarismo à vida ativa: projeto da Prefeitura resgata brincadeiras e inicia crianças no esporte

Há um ano e meio, o ‘Gurizada Vida Ativa’ estimula a prática de exercícios físicos e promove a sociabilidade. Cem por cento dos participantes reduziram percentual de gordura, aumentaram aptidões físicas e melhoraram a condição cardiorrespiratória

01-11-2019 | 15:11:44

Com a evolução da tecnologia ao longo dos últimos anos, as novas gerações se diferenciam das antigas por nascerem – e crescerem – já imersas no universo das telas de televisores, celulares e computadores, o que pode trazer consequências para o desenvolvimento infantil, entre elas, o sedentarismo e, com ele, o sobrepeso e a obesidade. Pensando em combatê-las por meio da filosofia do movimento, do resgate às brincadeiras e da sociabilidade, a Prefeitura criou o ‘Gurizada Vida Ativa’, projeto que, em pouco mais de um ano e meio, apresenta resultados significativos que atestam como os exercícios físicos podem dar mais qualidade de vida e transformar realidades.

Filosofia do movimento é praticada nas aulas do projeto - Fotos: Michel Corvello

A mudança se refere à rotina de crianças e adolescentes pelotenses, entre 8 e 14 anos, de todas as regiões da cidade, que se reúnem duas vezes por semana para as atividades gratuitas. No núcleo do Ginásio Municipal, dos 25 participantes da iniciativa, 100% reduziram percentual de gordura, aumentaram aptidão física e melhoraram a condição cardiorrespiratória. Destes, 40% passaram a outras práticas esportivas oferecidas pelo espaço, como futsal. Os ganhos não se restringem somente à parte física dos participantes, mas à mudança de comportamento, que deve acompanhá-los ao longo da juventude e da vida adulta.

“Alguns pensam que se trata do emagrecimento ou da estética, mas não é isso. Focamos no bem-estar e na saúde destas crianças. Percebemos que elas começam a brincar mais – algumas aprendem porque não estavam acostumadas a isso –, interagem melhor com os colegas e passam a integrar os times de esportes onde estudam”, conta a idealizadora do projeto, Kátia Berni, salientando que a vida ativa é a melhor resposta ao sedentarismo.

Do sedentarismo à vida ativa 

Em alguns casos, os alunos chegavam ao “Gurizada” sem aptidões básicas, como correr, saltar, rolar, acrescenta Kátia. Com o projeto, adquiriram estas habilidades e souberem transportá-las para as rotinas em casa e nas escolas. É o caso de Henrique, 11 anos, participante assíduo da iniciativa “faça chuva ou faça sol”, brinca a professora do núcleo do Ginásio, Jéssica de Lima. A mudança de hábitos do menino fez com que, além de reduzir peso e melhorar a sua coordenação motora, as portas do esporte fossem abertas definitivamente para ele.

“Me sinto com muito mais energia e isso melhorou a minha saúde. Gosto daqui porque me faz bem e os professores são muito legais”, diz o aluno. 
Cem por cento dos participantes reduziram percentual de gordura, aumentaram aptidões físicas e melhoraram a condição cardiorrespiratória - Fotos: Janine Tomberg

Na turma, com os outros colegas, Henrique segue à risca as orientações da educadora física, que organiza as brincadeiras e o treinamento funcional. Jéssica enfatiza que o resgate da autoestima é um dos lados mais positivos do projeto, já que quando superam um objetivo se sentem mais felizes. Também há o aspecto da sociabilidade, conta, considerando que todos ficaram amigos entre si e se ajudam nas tarefas. 

Engajados com os exercícios do projeto, todos os alunos do “Gurizada”, ao terminar as aulas, seguem no Ginásio para a atividade de futsal – dando sequência ao cronograma da nova rotina.

‘É uma outra criança’

A mãe de Henrique, Fabiane Domingues, resume os efeitos do projeto na vida do filho dizendo que “agora ele é uma outra criança”. Ela afirma que o menino, quando entrou no “Gurizada”, em abril de 2018, estava acima do peso e sem ânimo para as atividades do dia a dia – realidade que mudou com o tempo. 

“Além de ter emagrecido e crescido bastante, ele também tem mais disposição e até começou a melhorar na escola”, comenta Fabiane. 

Prevenção a fatores de risco

Kátia Berni lembra que aspectos culturais e sociais, como hábitos da família e segurança, influenciam neste processo e observa que pais e cuidadores devem colaborar para uma vida mais ativa dos pequenos, ao incentivar as brincadeiras com movimentos e passeios de bicicleta, por exemplo. “A tendência é: quanto mais ficamos parados, mais desta forma permaneceremos. Não queremos impor nenhum padrão de beleza, mas prevenir problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, triglicerídios e colesterol elevados, que são fatores de risco”, justifica.

Gurizada no Dunas

Uma recente parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) garantiu que o projeto chegasse ao Dunas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). A atividade nasceu do estudo da mestranda da Escola Superior de Educação Física, Lorena Silva, que avaliou 554 crianças, entre 8 e 13 anos, das escolas municipais Núcleo Habitacional Dunas e Deogar Soares. Foram considerados, além de peso e altura, indicadores de flexibilidade e resistência cardiovascular. Dos alunos monitorados, 31,9% foram identificados com excesso de peso.

Núcleo no Dunas reúne 35 crianças e adolescentes do bairro para atividades físicas - Fotos: Michel Corvello

A partir disso, alguns foram encaminhados a projetos esportivos da Universidade e outros passaram a frequentar o núcleo no CEU, desde julho. O grupo tímido do início foi crescendo e se entusiasmando com as atividades. Atualmente, cerca de 35 participam das aulas duas vezes por semana. A mestranda destaca que outros componentes também interferem para uma criança estar em condição de sobrepeso, como aspectos psicológicos.

“Entendemos que a classificação de peso não está baseada somente na alimentação ou na prática de atividade física, mas permeia questões que vão influenciar a criança a ser sedentária ou não. Por isso, trabalhamos o lado emocional também”, frisa Lorena. 

Ela ressalta que, apesar de uma nova avaliação só ser feita em dezembro, mudanças no comportamento já são evidentes, no que tange à disciplina, por exemplo. “Eles voltam cada dia mais motivados”, conta a professora.

Programa Saúde na Escola 

Para reforçar as ações do Município no âmbito da prevenção à obesidade infantil, o Programa Saúde na Escola (PSE), através da iniciativa ‘Crescer Saudável’, atua para incentivar a alimentação saudável e identificar casos de crianças com algum nível de obesidade e acompanhá-las nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Serviço

O que: projeto Gurizada Vida Ativa, com atividades de iniciação esportiva

Quem pode participar: crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, que desejam começar uma vida ativa 

Onde: Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso” (rua Álvaro Chaves, 2.000) e Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas (avenida Ulysses Guimarães). 

Quando: no Ginásio, nas segundas e sextas-feiras, das 8h às 9h, e nas terças e quintas, das 17h às 18h; no Dunas, nas terças e quintas, das 10h às 11h e das 15h30min às 16h30min.

Tags

gurizada vida ativa, brincadeiras, sedentarismo, dunas, movimento, atividade física, esporte

Carregando 0%
Carregando 0%